Economia

Black Friday: Procon/AL divulga pesquisa de preços que antecede a semana do evento

Objetivo do levantamento é que os consumidores alagoanos saibam dos valores com antecedência para que possam comparar com os da promoção

Por Procon/Alagoas 17/11/2022 13h03 - Atualizado em 17/11/2022 14h59
Black Friday: Procon/AL divulga pesquisa de preços que antecede a semana do evento
A data marca o início do período de compras para as comemorações de Natal e Réveillon - Foto: Assessoria

Está chegando a Black Friday 2022, uma das datas comerciais mais aguardadas do ano por comerciantes e consumidores. A data marca o início do período de compras para as comemorações de Natal e Réveillon, gerando grandes expectativas aos consumidores atraídos pelas promoções características da estação.

Mas é preciso ficar atento, já que é comum que nessa época onde o mercado mais aquece, alguns estabelecimentos se aproveitam da boa-fé dos consumidores para aplicar golpes, como falsas promoções. Pensando nisso, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/AL), preparou uma pesquisa com pré - preços nas principais lojas do centro e dos Shoppings da capital alagoana.

A pesquisa foi realizada com o intuito de proteger os consumidores de serem enganados e consequentemente evitar que os mesmos caiam em golpes, principalmente os on-line. Nela foi exibido uma variação de produtos como móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e eletroportáteis. Inicialmente, os produtos que apresentaram um preço menor foram os ferros de passar roupa, custando R $80,00 reais, em algumas lojas, e em seguida os liquidificadores, custando R $97,00.

Confira a pesquisa de preços na íntegra: http://www.procon.al.gov.br/pesquisa

Para o diretor presidente do órgão, Daniel Sampaio, é essencial que o consumidor tenha acesso a essa pesquisa, pois ajuda a prevenir fraudes e leva informação acerca de melhores preços para essas pessoas que muitas vezes esperam o ano todo por uma melhor oportunidade. “Nosso principal objetivo é defender e proteger o consumidor contra danos, facilitando a informação sobre os seus direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor ”, falou.

DICAS E ORIENTAÇÕES

Antes de ir às compras faça uma análise da sua situação financeira e avalie se realmente existe a necessidade de realizar a compra, para evitar gastos desnecessários. Outro aspecto a ser considerado antes de efetuar a aquisição de um produto ou serviço é a forma de pagamento, em alguns casos é mais vantajoso comprar à vista, uma vez que alguns estabelecimentos oferecem descontos especiais para essa modalidade de pagamento, caso opte pelo pagamento parcelado fique atento aos juros do cartão.

Vale ressaltar a importância da pesquisa prévia de preços, não só nesta época do ano, para não cair no golpe das falsas promoções, a exemplo de “tudo pela metade do dobro” que é quando o estabelecimento comercial eleva o preço dos produtos ou serviços, e próximo a Black Friday ofertam megas descontos, que na verdade são os preços originais da mercadoria ou serviço comercializado.

“Os consumidores alagoanos devem pesquisar desde já os preços dos produtos ou serviços desejados, verificar a política de troca da loja, seja ela física ou virtual. Caso o direito de troca não seja acertado previamente com o fornecedor, o consumidor deve exigir o registro por escrito, na etiqueta ou em nota fiscal”, alerta o Coordenador de Fiscalização, João Lessa.

Já nas compras pela internet, o contrato deve ser disponibilizado antes de finalizar a transação e o consumidor deve imprimir e guardar em seu computador os dados referentes à compra.

O Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.