Economia

Equatorial alerta sobre como aproveitar os jogos e evitar acidentes com a rede elétrica

Por Assessoria 16/11/2022 10h48 - Atualizado em 16/11/2022 15h29
Equatorial alerta sobre como aproveitar os jogos e evitar acidentes com a rede elétrica
Instalação de enfeites em postes, lâmpadas ou cercas elétricas podem ocasionar choques elétricos ou curto-circuito - Foto: Imagem ilustrativa

A Copa do Mundo de Futebol, evento esportivo mais esperado pelo povo brasileiro, se aproxima. E para aqueles que não abrem mão do costume de reunir os amigos e familiares para assistir os jogos seja em casa ou em outros ambientes de transmissão das partidas, a Equatorial Alagoas faz um alerta sobre os cuidados que devem ser levados em consideração e que ajudam a evitar acidentes com a rede elétrica e interrupções no fornecimento de energia.

Segundo o executivo de segurança da Equatorial Alagoas, Bruno Pimentel, alguns cuidados devem ser redobrados principalmente na hora da decoração. “A utilização de enfeites próximo às fiações é extremamente perigosa. Não se deve instalar qualquer objeto ou itens de decoração em lâmpadas, cercas elétricas, postes e outros componentes da rede elétrica, ?incluindo os padrões de energia das residências. Queremos que todos comemorem a copa com responsabilidade e segurança”,

Bruno também chama atençãosobre as estruturas para exibição de jogos em telões tendo em vista que é preciso ter atenção na montagem e na desmontagem dos equipamentos. A recomendação é evitar o uso de gambiarras e o uso de ‘T’ ou ‘benjamins’ para ligar os aparelhos. É preciso observar o estado de conservação dos fios e, caso seja necessário utilizar mais de um equipamento na tomada, dar preferência aos filtros de linha.

“É importante ter cuidado redobrado se optar por assistir os jogos na área externa do imóvel, como em varandas, jardim ou quintal. Por serem áreas abertas, ficam expostas as ações climáticas, o que pode levar o contato acidental da água da chuva com os equipamentos e extensões. É preciso observar o melhor local para que os aparelhos fiquem protegidos. Nunca se deve também manusear aparelhos de som, freezers ou geladeiras com a mão ou o corpo molhado”, frisou o especialista.

O executivo de segurança também alerta para o manuseio dos fogos de artifício. A recomendação é que eles sejam utilizados somente por adultos e em locais distantes da fiação ou qualquer enfeite que represente risco de incêndio.

“É preciso ter muito cuidado principalmente com os fogos de artifícios que não devem ser jogados na direção dos postes e cabos de energia. Apesar do encantamento com a explosão de cores e luzes que os artefatos provocam, durante o uso, é fundamental que os alagoanos tenham cautela e responsabilidade. Na hora da comemoração muitas pessoas também acabam soltando serpentinas ou até mesmo jato de água em direção da rede elétrica e isso pode ser muito perigoso, gerando risco de acidente, além de também provocar a interrupção do fornecimento de energia prejudicando a população”, pontuou.

Condução de veículos sob a influência de álcool e acidentes com postes

Outra dica importante, é não dirigirapós a ingestão de bebidas alcoólicas para evitar os riscos de colisões com postes de rede elétrica que a depender da colisão, pode ter consequências graves para as pessoas que se deslocam no veículo, bem como afetar o fornecimento para bairros inteiros.

“Acidentes dessa natureza, não trazem impacto somente para a Distribuidora. Ele primeiro traz um dano para o condutor, tendo em vista que a colisão pode gerar ferimentos graves ou até mesmo fatais”, complementou o executivo de segurança.

O que fazer em caso de acidentes?

A companhia de energia elétrica reforça ainda, que o consumidor jamais poderá fazer ligações irregulares e em caso de acidente ou emergência com a rede elétrica, isole a área e ligue imediatamente para a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196, para o Corpo de Bombeiros no 193 e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no 192.