Economia

Alagoas se torna referência em política sustentável com 88% de uso de energia renovável

Percentual do Estado é o dobro do número nacional, que figura na casa dos 40% do uso energético através de fontes limpas

Por William Makaisy / Agência Alagoas 10/11/2022 15h47 - Atualizado em 10/11/2022 21h06
Alagoas se torna referência em política sustentável com 88% de uso de energia renovável
Alagoas tem investimentos também na prospecção para parques solares, eólicos e termelétricas - Foto: Divulgação

Referência em política sustentável, Alagoas fechou o ano de 2021 com 88% do uso energético proveniente de fontes renováveis. O percentual apresentado é superior ao dobro do número no Brasil, que atingiu 40% da utilização desse tipo de fonte de energia.

Os dados apresentados fazem parte do Balanço Energético de Alagoas (Beal) – 2022, publicado anualmente pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur). Além disso, o estado alagoano ocupa o 6° lugar nacional em produção sucroenergética, consolidando-se na liderança Norte-Nordeste. Para realizar o levantamento, o Beal levou em consideração os principais tópicos de energia primária, como bagaço, melaço e caldo de cana, energia hidráulica, lenha, gás natural e petróleo.

De acordo com o superintendente de Energia e Mineração (Suem) da Sedetur, Bruno Macedo, esse percentual é reflexo do trabalho em conjunto entre o Governo de Alagoas e as entidades ligadas ao segmento de energia no Estado. “Estamos nos destacando na produção de energia através das biomassas da cana-de-açúcar e eucalipto. Além disso, temos investimentos em prospecção para parques solares, eólicos e termelétricas”, disse Bruno Macedo.

O superintendente da Sedetur explicou ainda a importância desse resultado, dada a realização da COP-27, maior evento de discussão climática e desenvolvimento sustentável do mundo. “Alagoas vem desenvolvendo políticas sustentáveis e de inovação energética, alinhadas aos principais tópicos de produção de energia limpa do mundo”, disse.

COP-27

Buscando conter as mudanças climáticas a partir de mecanismos que sejam utilizados globalmente, a Organização das Nações Unidas (ONU) está realizando, de 6 a 18 de novembro, no Egito, a 27ª edição da Conference of the Parties (COP). A COP-27, evento mais importante e o maior já realizado sobre o tema, contará com a participação dos países que assinaram o acordo de Paris para permanecerem comprometidos com a redução da poluição e desmatamento.