Economia

Empresária cria chips saudáveis em Alagoas e é finalista do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Por Assessoria 10/11/2022 14h37
Empresária cria chips saudáveis em Alagoas e é finalista do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Thaís Borges criou chips para o marido que sofria de obesidade e hoje transformou o que era um apenas um lanche para ele em uma fábrica - Foto: Assessoria

Em Alagoas, 34% das micro e pequenas empresas são administradas por mulheres. E para celebrar a força dessas mulheres neste Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, 19 de novembro, o Sebrae Alagoas recorda algumas das histórias exitosas construídas aqui no estado. Uma delas é da empresária Thaís Borges, da ‘Barulhinho Bom Chips’, vencedora da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria ‘Pequenos negócios’, e finalista da etapa nacional, que vai acontecer no dia 23 de novembro.

Advogada, nascida no estado do Mato Grosso, Thaís mora em Maceió desde 2004. Em 2011, abriu sua primeira empresa no ramo da hotelaria. Em 2019, diante da situação de seu marido, Vitor, que sofria com a obesidade e suas consequências como a hipertensão e pré-diabetes, Thaís transformou em negócio o lanche saudável que criou para o marido e hoje chega até outras pessoas.

“Meu esposo é um dos fundadores da Barulhinho Bom. Diante da obesidade ele precisou passar pela cirurgia bariátrica. Com isso, ficamos pensando: mas o que comer após essa cirurgia? Então criamos seu próprio lanche saudável para comer sem culpa. O nome da empresa remete a sensação que ele causa a cada mordida dos chips. É comprovado cientificamente que o barulhinho da mastigação acalma a ansiedade e a compulsividade por comida”, explica.

O negócio deu tão certo que, em 2023, Thaís pretende deixar a hotelaria e se dedicar totalmente à fábrica da ‘Barulhinho Bom’, que hoje conta com uma vasta linha de produtos que vão desde os chips em pacotinhos de 50g, para varejistas, de sabores como Batata doce, Banana, Banana e canela, Macaxeira, Inhame e Mix nuts, além dos pacotes de 35g, para escolas públicas e companhia aéreas, nos sabores Batata doce e Macaxeira.

A empresária ainda criou as linhas a granel, pacotes de 1Kg e 2 kg, para atacadistas, lojas de produtos naturais, hotéis e restaurantes, com mais de 16 sabores, além das farofas de 250g. “A partir do ano que vem não estarei mais na hotelaria. Já vendi a empresa para focar especificamente na fábrica. A Barulhinho Bom passou a ser meu empreendimento principal”, revela.

Além de esposa e empresária, Thaís Borges também é mãe da Gabriella, de 14 anos, e Daniel, de 8 anos. Ela falou sobre o sentimento de como é dar conta dos três papéis ao mesmo tempo.

“Ser mãe é minha força maior. É algo do quesito amor incondicional e mostra que devo ser exemplo para os meus filhos. Ser empresária é ter determinação, foco, deixar meu legado e inspirar outras mulheres, deixando a possibilidade de impactar pessoas pelo mundo ao contribuir com a saúde delas. Com tudo isso, com esses meus papéis, fica o sentimento de que estou cumprindo minha missão e acima de tudo com a orientação de um Deus, que diz: ‘Esforça-te, tenha bom ânimo que Eu te ajudarei’”, ressalta a empresária.

Apoio do Sebrae

Cliente do Sebrae desde 2011, quando iniciou o negócio na hotelaria, Thaís lembra que o apoio da instituição foi determinante para o sucesso que a empresa tem hoje, com soluções que contribuíram para a execução da planta da fábrica (alocação dos maquinários, fluxo de produção), capacitação e boas práticas de toda equipe, criação da embalagem: rotulação e normas e legislação.

“Tenho certeza de que esses resultados são frutos das inúmeras consultorias que fiz e faço até hoje. Eu não tinha nenhuma ideia ou capacitação no seguimento de indústria em 2019. Então, novamente, fui em busca de capacitação. O Sebrae Alagoas acreditou no meu projeto e com apenas 3 meses de fábrica me levaram para São Paulo na maior Feira de produtos naturais, a Naturaltech. Ver os grandes lá me fortificou aqui, para também logo ser um deles”, reforçou.

A analista de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas e gestora do programa Sebrae Delas, Érica Pereira, destaca como foi acompanhar o desenvolvimento da empresária até chegar ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. “Ela seguiu em constante evolução, na busca de conhecimento para o aprimoramento dos seus negócios buscando levar inovação e tornando assim seus negócios cada vez mais competitivos no mercado. O que levou ela a conseguir o prêmio foi a credibilidade na jornada e a determinação na busca de melhorias constante”, frisou.

Ela também revela que quase fechou a empresa, mas seguiu com fé. “Confesso que em 2020, cheguei a desisti da Barulhinho Bom e decidi juntamente com minha equipe fechar as portas. Mas, sou grata a Deus que ao buscar sua Palavra sobre sua aprovação da minha desistência, Ele poderosamente me respondeu assim: Estou no seu negócio. No seu produto vou dar cor, gosto e sabor. Eu cri na parceria, não fechei a fábrica e caminhei por fé com Deus, fazendo meu melhor nas condições que eu tinha. Minha equipe, os agricultores familiares, nossos fãs, o Sebrae, todos caminham comigo por uma Terra mais saudável”, destacou.

Para o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, Thaís deixa uma mensagem para outras mulheres que também empreendem, sobretudo para as que estão começando agora. “Sonhe, acorde e comece. Faça o melhor nas condições que você tem para que quando tiver condições melhores possa fazer melhor ainda. Não é o que se faz, mas é pela maneira como se faz que você irá ou não se posicionar positivamente no mercado. Desejos a todas atuais e futuras empreendedoras um ‘Barulhinho Bom’ de vida”, concluiu.