Economia

Conta de água e esgoto fica mais cara a partir de dezembro em Maceió e região

Por Tribuna Hoje com assessoria 09/11/2022 10h25
Conta de água e esgoto fica mais cara a partir de dezembro em Maceió e região
Novo valor vem na conta que deve ser paga em janeiro de 2023. Arsal aprovou reajuste e publicou no Diário Oficial do Estado. - Foto: Assessoria

A conta de água nos 13 municípios da Região Metropolitana de Maceió vai sofrer um aumento a partir de dezembro. Com isso, a conta com data de vencimento em janeiro de 2023 fica mais cara. O reajuste foi aprovado pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) e publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (8).

A tarifa social, benefício concedido a clientes de baixa renda, vai permanecer com a redução de até 50% do valor para as famílias que consomem até 20 m³ de água.

A BRK Ambiental, empresa que venceu o leilão da Companhia de Água e Saneamento de Alagoas (Casal), assumiu a gestão do serviços de tratamento de água e esgoto na Região Metropolitana de Maceió em 2021, por meio de uma concessão de 35 anos.

Segundo a BRK, o aumento será aplicado em todas as categorias tarifárias (residencial, comercial, industrial, público ou social) e faixas de consumo, bem como em outros serviços prestados pela empresa e previstos no contrato de concessão.

O valor da conta é calculado sobre a quantidade de m³ consumido. Cada 1m³ equivale a 1.000 litros de água. A cobrança varia de acordo com as faixas de consumo. Quem se encaixa nas primeiras faixas, consome menos água e paga um valor menor.

O reajuste do metro cúbico da primeira faixa de consumo (de 0 a 10 m³) da categoria residencial, por exemplo, será de 77 centavos, passando de R$ 5,372 para R$ 6,140.

A adequação tarifária leva em conta o Índice Nacional da Construção Civil (INCC), a evolução dos custos relacionados à energia elétrica, mão de obra e aos produtos químicos, além do custo da água fornecida pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) à BRK.

Municípios da Região Metropolitana

Atalaia

Barra de Santo Antônio

Barra de São Miguel

Coqueiro Seco

Maceió

Marechal Deodoro

Messias

Murici

Paripueira

Pilar

Rio Largo

Satuba

Santa Luzia do Norte