Economia

Arapiraca vira referência em home office no Nordeste

Mais de 2.600 pessoas garantem renda financeira em suas casas com o teletrabalho

Por Davi Salsa 29/10/2022 11h03
Arapiraca vira referência em home office no Nordeste
De casa, Maria Clara produz material publicitário e educativo - Foto: Cortesia



Trabalhar em casa ou em qualquer lugar fora da empresa ou escritório é uma tendência mundial que cresce a cada ano.

A pandemia causada pelo novo coronavírus ganhou proporções mundiais, a partir do primeiro trimestre de 2020.

Para evitar mais impactos negativos nos negócios, muitas empresas adotaram o modelo home office, permitindo que os funcionários e colaboradores pudessem desempenhar suas funções na própria residência, com a utilização de ferramentas como computador, laptops, smartphones, tablets, entre outros dispositivos portáteis nas atividades diárias.

Em Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas, com mais de 240 mil habitantes, e que comemora 98 anos de emancipação política neste domingo (30), o modelo de trabalho home oficce tem sido uma experiência de sucesso.

O segmento registra um acentuado crescimento desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020.

A estudante de jornalismo Rafaela Tenório, 28 anos, casada e mãe de uma menina de quatro anos, conta que começou no teletrabalho, no Jornal de Arapiraca e no portal de notícias Arapiraca News, há cerca de dois anos.

“Quando começou a pandemia, o jornal passou a circular quinzenalmente. Aí, passei a coordenar o site e ajudar na edição aqui em casa”, relata.

A jovem Maria Clara Lopes de Almeida, de 18 anos, graduanda em História pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, lembra que iniciou o trabalho home office também no começo da pandemia, em 2020.

"Produzo material publicitário e educativo, nas redes sociais, para alguns amigos professores", explica a jovem.

“Foi uma forma muito boa de conseguir uma renda trabalhando aqui em casa. Eu mesma organizo o horário. Quando termino um trabalho da universidade, já começo a fazer os contatos no trabalho home office, que é uma excelente oportunidade de ganhar um dinheiro a mais”, acrescenta Maria Clara.

Segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, atualmente, mais de 2.600 pessoas trabalham de forma remota, em suas casas, com a utilização de ferramentas tecnológicas.

Contact center 

Na Capital do Agreste alagoano, a empresa de contact center AeC tem se destacado na geração de novos empregos no município.

Dos atuais 4.537 colaboradores, 2.625 pessoas trabalham em suas residências, de forma online.

Levantamento do site de classificados revela o surgimento de mais de 372 mil novas vagas para trabalhar de forma remota nos primeiros seis meses de 2022.

Segundo a pesquisa, o resultado indica que, mesmo com a retomada das atividades presenciais, as empresas e os trabalhadores têm adotado o home office como modelo de trabalho definitivo.
Os números também mostram que o setor de tecnologia da informação foi o que teve o maior crescimento.

Ainda de acordo com o levantamento, o cargo de consultor comercial ficou em segundo lugar entre os postos com mais aumento na adesão ao home office, seguido pelos empregos de analista de testes, analista de atendimento e analista de recrutamento e seleção.