Economia
Cresce procura por energia solar em Alagoas
Média de crescimento é de 20% e está associada à aprovação do Marco Legal da Geração que prevê cobrança de taxas em 2023
As mudanças provocadas pela aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída no início deste ano, entre elas, a cobrança de encargos pela produção própria a partir de janeiro do ano que vem, tem incentivado a aquisição de sistemas de geração de energia solar. A procura cresceu em média 20%. Do ano passado até agora o aumento chega a 70% em todo o país.
Na prática, a lei 14.300/22 estabelece que quem fizer a instalação de energia solar até o dia 6 de janeiro de 2023 fica isento dos encargos decorrentes da utilização da infraestrutura de energia existente. Passada a data, qualquer instalação nova estará sujeita a cobrança dos encargos.
A funcionária pública Eleuza de Souza conta que vem há dois anos pesquisando as vantagens de instalar o sistema de geração de energia solar.
“As vantagens para mim são a economia no valor das contas pagas a Equatorial mensalmente e a possibilidade de fazer um investimento baseado no consumo já registrado e no pretendido porque pretendo usar ar-condicionado entre outros eletrodomésticos. Em contato com as empresas vi que eles fazem todo o procedimento inclusive com a homologação, já deixam sob controle”, explica.
De acordo com o consultor de negócios de uma empresa especializada da capital Natanael Manstefield, a procura tem sido impulsionada também pelas vantagens da geração própria de energia.
“Tivemos um aumento percentual de mais de 20% na procura de pessoas que querem migrar para energia solar e economizar até 95% na conta de energia. Nossa avaliação sobre o mercado é de que ele está aquecido fortemente pela mudança para a nova normativa da lei”, pontua o consultor da D’Solare.
Segundo ele, além dos benefícios de economia na conta, outra vantagem indireta é a valorização do imóvel e a questão do meio ambiente.
“A vantagem de se ter energia solar é basicamente que ela é livre de inflação, te fazendo fugir dos aumentos constantes da conta de energia, valoriza seu imóvel em até 30% aqui no Brasil, com isso ela te gera uma renda indireta que o valor que seria gasto pagando uma conta de energia vitalícia, você pode investir em um eletrodoméstico, automóvel ou imóvel próprio. Quanto maior seu gasto, mais vantajoso e maior retorno você terá na sua economia”, acrescenta.
Natanael avalia que a cobrança de encargos pode impactar o mercado de forma inicial, mas não é suficiente para limitar as vendas.
“Provavelmente nos três primeiros meses haja uma retração do mercado, realmente, por causa dessa nova taxa que será cobrada, e muitos vendedores estarem vendendo como não será mais viável a partir do próximo ano (venda de forma errada), mas depois disso acredito que o setor estará em constante crescimento, pois é a primeira lei em prol da geração distribuída que veio alienado a diversos benefícios e adiantamentos de prazos que antes demandavam muito tempo, sem contar que com a melhoria das tecnologias e o avançado do mercado, será facilmente contornado. E energia solar sempre será viável, em um único aumento da conta de energia, de 20% praticamente já cobre o custo da taxa, onde o sistema não é impactado sobre isso”, diz.
Instalação deve obedecer a uma série de etapas junto à concessionária de energia
Segundo informações da Equatorial Energia, o processo de homologação do serviço precisa obedecer a uma série de etapas onde as empresas especializadas serão responsáveis por apresentar à distribuidora um projeto técnico para solicitar um parecer de acesso ao imóvel e em seguida a instalação da placa solar.
Além disso, o responsável técnico poderá acessar o site oficial da Equatorial Alagoas na aba “Geração Distribuída” e, por meio deste canal, é possível efetuar diretamente a solicitação de acesso à Micro/Minigeração, solicitar a vistoria/ligação, bem como acompanhar cada etapa do processo de conexão.
Após a aprovação do parecer, o sistema solar é montado pela empresa contratada e na sequência é feita a solicitação de uma vistoria e conexão junto à concessionária. A partir daí técnicos da Equatorial vão até a unidade consumidora e fazem a substituição do medidor comum, por um medidor bidirecional, cuja função será a de apurar a geração de energia e o consumo.
A energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em meses subsequentes. Os créditos de energia gerados continuam válidos por 60 meses. Podendo inclusive ser usados em outras unidades.
Com relação às tarifas a serem pagas pelos consumidores que optarem por utilizar a energia solar, a Equatorial Alagoas ressalta que as tarifas são as mesmas para qualquer classe, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais. Mesmo que o cliente gere mais do que ele consome, ele irá pagar a taxa mínima e os tributos estaduais, federais e municipais.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas