Economia

Maceió será a capital nacional dos pequenos negócios nos dias 20 e 21 de outubro

Tema geral dos eventos será: 'A reinvenção para o desenvolvimento'

Por Assessoria 19/10/2022 15h30 - Atualizado em 19/10/2022 16h23
Maceió será a capital nacional dos pequenos negócios nos dias 20 e 21 de outubro
Eventos acontecem quinta (20) e sexta-feira (21) - Foto: Divulgação

O Sistema Ampec/Fampec e a Conampe – Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais –, com apoio do Sebrae, realizam eventos nacionais e regionais nessa quinta (20) e sexta-feira (21), em Maceió, com a presença de lideranças e especialistas em pequenos negócios.

O tema geral dos eventos será: “A reinvenção para o desenvolvimento” – como as microempresas, os MEIs e as pequenas empresas estão se reinventando, inovando e qualificando para vencer os desafios mutantes do mercado.

O momento é uma oportunidade para reportagens e entrevistas relacionadas aos pequenos negócios, de grande importância para a economia brasileira e para o equilíbrio social do país.

O segmento gerou 80% dos empregos formais no ano passado e vem repetindo o desempenho em 2022.

MEIs, microempresas e pequenas empresas produzem 30% do Produto Interno Bruto – isso é mais do que o PIB da agricultura.

99% das empresas brasileiras são MEIs, micro e pequenas. Elas fazem parte do dia a dia de todos os brasileiros, nas panificadoras e padarias, lanchonetes, restaurantes, salões de beleza, açougues e lojas de confecções, papelarias, produtos para computadores e outras.

Formalização tem sido um dos caminhos importantes dos pequenos negócios, ao lado da qualificação da gestão, do acesso ao marketing digital e vendas pela internet, da melhoria dos pontos de venda e do atendimento aos clientes. A Conampe, as suas entidades associadas, em parceria com o Sebrae, têm trabalhado intensamente para qualificar, atender, representar e defender as microempresas, os MEIs e as pequenas empresas.

Os eventos:

No dia 20 de outubro a Conampe realizará o XII Simpósio Nacional da Micro e Pequena Empresa e, simultaneamente, o XI Encontro Alagoano das Micro e Pequenas Empresas, na OAB/AL, em Maceió. A programação é aberta a todos os interessados, com inscrições gratuitas. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 14 horas, no canal Conampe do YouTube.

A imprensa poderá ser atendida no local, para reportagens e entrevistas (inclusive prévias ao evento).

No dia 21, será realizado o XVI Encontro Nacional de Lideranças das Micro e Pequenas Empresas, no auditório do Sebrae Alagoas. Esse evento será totalmente presencial, reservado a lideranças do Sistema Conampe e convidados, de todas as regiões do país.

A imprensa poderá ser atendida no local, para reportagens e entrevistas (inclusive prévias ao evento).

Organizadores do evento:

ERCÍLIO SANTINONI, empresário e líder do movimento em defesa das microempresas há 40 anos. Fundador e presidente da Conampe – Confederação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais –. Conselheiro do Sebrae Nacional. Coordenador temático do MEIs no Fórum Permanente da Microempresa e Empresas de Pequeno Porte do Ministério da Economia. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Paraná (2017). Desde 2019 é coordenador geral do Programa Associativismo 4.0, desenvolvido pela Conampe em convênio com o Sebrae Nacional, em 15 estados brasileiros.

CÍCERO BERTO - contabilista, bacharel em direito, consultor, escritor (com dois livros publicados – “Os Desafios das Micro e Pequenas Empresas, uma lição de persistência e determinação” e “Sucesso Não Cai do Céu”), palestrante.

Presidente da Federação das Associações de Micro Pequenas Empresas de Maceió (Fampec), vice-presidente para a Região Nordeste da Confederação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), vice-presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maceió (Ampec Maceió) e vice-presidente do Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania (Iadec).

Confira abaixo a programação do dia 20 de outubro – quinta-feira.

XII SIMPÓSIO NACIONAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA e

XI ENCONTRO ALAGOANO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

Local: Auditório da OAB/AL – Av. General Luiz de França Albuquerque n.º 7100 – AL-101 Norte – Jacarecica – Maceió – AL

Tema: A reinvenção para o desenvolvimento

Programação: 20 de outubro de 2022 – Quinta-feira

13h00 – Credenciamento

14h00 – Abertura oficial com a participação de Ercílio Santinoni, Presidente da CONAMPE, Cícero Berto dos Santos, Presidente da FAMPEC-AL e das autoridades locais, posse da nova diretoria da AMPEC Maceió – Associação das Micro e Pequenas Empresas da Cidade de Maceió, da FAMPEC-AL – Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado de Alagoas e o Lançamento do Programa Associativismo 4.0 no Estado de Alagoas.

14h45 – Apresentação do Programa Associativismo 4.0 – O avanço das tecnologias e a adaptação perante o novo cenário contribui para mudanças de atitudes dos líderes empresariais frente ao associativismo. O programa, em parceria com o Sebrae Nacional, visa fortalecer o trabalho das associações e federações, com a sensibilização, mobilização, qualificação e prestação de serviços às MPEs, MEIs e Artesãos.

15h15 – Segurando a Barra das Emoções – Diálogos para a Vida e os Negócios!

Palestrante: Jairo de Paula, Escritor – autor de 19 livros, entre eles os best-sellers “Uma Marca Chamada VOCÊ” e “INCLUSÃO – mais do que um desafio escolar, um desafio SOCIAL”. Professor e conferencista internacional, doutor em Psicanálise, mestre em Educação e Psicanálise, pós-graduado em Marketing Empresarial, graduado em Economia.

16h15 – Painel de Debates: A Economia Brasileira e os Pequenos Negócios

Palestrantes:

César Reinaldo Rissete – Gerente da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae Nacional, Economista com especialização em Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas pela Unicamp e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos temas: clusters e aglomerações produtivas, competitividade, micro e pequenas empresas, arranjo produtivo local e identificação de clusters.

Henrique Reichert – Subsecretário Substituto da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato – SEMPE, da Secretaria da Inovação e Micro e Pequenas Empresas – SIMPE, do Ministério da Economia, Coordenador-Geral de Inteligência em Ambiente de Negócios, Competitividade e Produtividade da SEMPE, Doutor em economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência de 5 anos em pesquisa e estruturação de área de inteligência de mercado na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

Cícero Pericles de Oliveira Carvalho – Graduado em Economia pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Economia pela Universidad de Córdoba – Espanha. Autor de três livros sobre economia regional: “Economia Popular – uma via de modernização para Alagoas”, “Reestruturação produtiva da agroindústria sucroalcooleira” e “Formação Histórica de Alagoas”. Professor do Programa de Mestrado em Geografia/IGDEMA-UFAL. Membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

17h15 – Coffee-break

17h35 – Painel: Marketing Digital para Micro e Pequenas Empresas

Palestrantes:

Edivan Fonseca de Miranda – Analista de Comércio Exterior, exercendo a função de Coordenador da Política Nacional de Modernização do Estado

Atualmente exercendo suas funções no Gabinete da Secretaria Especial de Modernização do Estado (SEME) da Secretaria-Geral da Presidência da República, como Coordenador da Política Nacional de Modernização do Estado (PNME) e na instituição do Fórum Nacional de Modernização do Estado (FNME).

Thayná Brito Rodrigues Carlos – Analista Técnico do Sebrae-AL – atualmente exerce a função de Analista de Negócios do Sebrae Alagoas e atua com foco em Relacionamento Empresarial.

Fábio Silva – Coordenador-Geral de Empreendedorismo e Artesanato da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia.

18h35 – Palestra: Gratidão e a Alegria de Ser Feliz

Palestrante: Cícero Berto dos Santos – contabilista, bacharel em direito, consultor, escritor (com dois livros publicados – “Os Desafios das Micro e Pequenas Empresas, uma lição de persistência e determinação” e “Sucesso Não Cai do Céu”), palestrante, vice-presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maceió (Ampec Maceió), presidente da Federação das Associações de Micro Pequenas Empresas de Maceió (Fampec) e vice-presidente para a Região Nordeste da Confederação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe) e vice-presidente do Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania (Iadec).

19h35 – Encerramento

21 de outubro de 2022 – Sexta-feira

XVI ENCONTRO NACIONAL DE LIDERANÇAS DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

No Sebrae Alagoas - Marinho de Gusmão, 46 - Centro - Maceió

Evento exclusivo para lideranças do Sistema Conampe e convidados de todas as regiões do país. Imprensa será atendida no local e participantes e convidados poderão participar de entrevistas e reportagens.