Economia

Brasil Mais Empreendedor ajuda a realizar sonhos de jovens empreendedores em Maceió

Projeto capacita pessoas de 17 a 39 anos em áreas como controle financeiro e criação de relacionamento com clientes

Por Assessoria 29/09/2022 15h52
Brasil Mais Empreendedor ajuda a realizar sonhos de jovens empreendedores em Maceió
“A vontade de empreender veio desde de pequena. Em 2020, larguei a faculdade de Serviço Social e comecei a fazer diversos cursos online sobre confeitaria'' - Foto: Divulgação

Durante a pandemia, a maneira como as pessoas passaram a consumir e negociar serviços e produtos fez crescer o número de empresas abertas nesse período. Como é o caso de Ingred Larissa e o esposo Jonatas Acioly que, motivados pela facilidade de ter uma loja online, abriram a confeitaria Caramelo Salgado e, graças a capacitação realizada pelo programa Brasil Mais Empreendedor, aprenderam a gerenciar melhor o próprio negócio e conquistar novos clientes.

Segundo o levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), assim como a Caramelo Salgado, em 2021 mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram micro e pequenas empresas. O número representa um crescimento de 19,8% em relação a 2020, quando foram abertos 3,3 milhões de negócios.

Filha de empreendedores, Ingredi nunca escondeu o sonho de seguir o mesmo caminho. Ela aprendeu a fazer bolos e docinhos com sua mãe e seu pai, que é confeiteiro há mais de 14 anos. Foi ajudando eles a produzirem lanches que a jovem despertou a vontade de começar a empreender. No entanto, ela compreendia a necessidade de ter uma capacitação para buscar a tão sonhada independência financeira.

“A vontade de empreender veio desde de pequena. Em 2020, larguei a faculdade de Serviço Social e comecei a fazer diversos cursos online sobre confeitaria. Comecei a me dedicar totalmente à produção dos bolos e docinhos. Porém, restavam muitas dúvidas sobre logística e de como gerenciar melhor as finanças. Foi então que conheci a capacitação gratuita aplicada pelo Brasil Mais Empreendedor, que me ajudou a administrar melhor o meu negócio”, revela.

Durante o curso, Ingred e Jonatas receberam orientações sobre Definição, Princípios e Objetivos do Empreendedorismo, O Empreendedorismo no Mundo e no Brasil, os Atributos do Empreendedor, Estratégias Empreendedoras, Funções da Administração, Conceitos de Mercado, Ética e Trabalho, Recursos Humanos, Noções de Administração Financeira, Noções de Marketing e Vendas.

“Antes do curso, não tínhamos controle sobre as finanças. Hoje, já conseguimos separar a nossa renda com a da empresa. Através da capacitação conseguimos gerenciar toda parte de estoque e de como investir para gerar mais lucros. Com todo o conhecimento adquirido através do Brasil Mais Empreendedor, a meta deste ano é superar os ganhos de 2021”, destaca Ingred.

O Brasil Mais Empreendedor


Para a assessora técnica do Brasil Mais Empreendedor, Isabelle Reis, o programa possui uma metodologia super simples e de fácil compreensão. O que para negócios como a Caramelo Salgado pode fazer uma grande diferença, já que a maioria dos empreendedores começam a empreender sem nenhuma noção de organização e planejamento.

“A Caramelo Salgado sempre teve um grande potencial e o Brasil Mais Empreendedor conseguiu, dentro da aplicação do programa, uma potencialização. Principalmente se tratando da parte financeira, que é o dilema de grande maioria das pessoas que gerenciam o próprio negócio”, ressalta a assessora.

Atuação do projeto no estado


O Brasil Mais Empreendedor é um projeto social com o objetivo de capacitar jovens entre 17 e 39 anos que vivem em situação de vulnerabilidade e que buscam por orientações para abrirem e gerenciarem o próprio negócio, bem como induzir o desenvolvimento socioeconômico no âmbito do estado, gerando mais oportunidades de trabalho e renda.

Em Alagoas, o projeto já formou turmas em bairros de Maceió, como Vergel do Lago, Prado, Jacintinho, Benedito Bentes e Medeiros Neto. No interior, está atuando em Maragogi, além de estar com editais abertos na Barra de Santo Antônio e Maribondo. O processo de inscrição pode ser acompanhado pelo site conaje.com.br/brasilmaisAL/.

O Brasil Mais Empreendedor é realizado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) em parceria, por meio de termo de fomento, com a Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e conta com a coordenação técnica do Conselho de Jovens Empreendedores de Maceió (CJE Maceió).