Economia

Trabalho temporário: as vagas que devem ampliar oferta neste fim de ano

Vagas temporárias podem ser boa oportunidade para quem busca recolocação profissional no mercado

Por Assessoria 27/09/2022 14h28
Trabalho temporário: as vagas que devem ampliar oferta neste fim de ano
Especialistas em mercado de trabalho destacam, que assim como em anos anteriores, o setor de serviços e o comércio varejista devem liderar a criação de vagas temporárias - Foto: Unsplash

Com a proximidade do fim do ano, as oportunidades de trabalho temporário começam a surgir no horizonte. Esse é um período interessante para quem busca uma oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho e também para quem está à procura do primeiro emprego. Especialistas em mercado de trabalho destacam, que assim como em anos anteriores, o setor de serviços e o comércio varejista devem liderar a criação de vagas temporárias.

Um bom exercício para identificar o aquecimento de ofertas de trabalho temporário, é navegar por sites especializados em empregos e empresas com foco na empregabilidade. Nas buscas, logo surgem vagas para temporários em diferentes áreas, a exemplo, de atendimento ao público, assistente de atendimento e em logística, auxiliar de entrega, serviços gerais, assistente de marketing, motorista, entre outras.

“O trabalho temporário se mostra uma importante porta de entrada para quem busca o primeiro emprego ou de recolocação profissional. Por isso, é preciso estar atento às oportunidades neste fim de ano e revisar o currículo antes de enviar para participar de uma seleção. Treinar a participação no processo seletivo também é essencial, simular uma entrevista, se preparar para encarar o selecionador. Tudo isso é positivo e ajuda a entrar no clima da seleção de emprego”, destaca Janaína Machado, gerente do Tiradentes Carreiras.

A especialista em carreiras destaca ainda que, conquistando a vaga, cabe ao candidato demonstrar interesse em ser efetivado. “O período de trabalho temporário é de constante observação da conduta do novo colaborador por parte dos gestores. Deste modo, é de extrema importância, que o trabalhador demonstre interesse, se empenhe e tenha dedicação, pois isso pode ampliar as chances de efetivação”, orienta Janaína.