Economia

Sebrae dá início aos workshops Start Games Alagoas

Por Assessoria 29/08/2022 15h58
Sebrae dá início aos workshops Start Games Alagoas
Objetivo é entender como Alagoas está se desenvolvendo na indústria de jogos - Foto: Ascom Sebrae/AL

A cadeia produtiva de games no Brasil se apresenta como um negócio promissor, em pleno crescimento, e para apoiar os empreendedores alagoanos o Sebrae criou o programa Start Games. Essa ação vai fomentar as pequenas empresas do setor e capacitar com mentorias e game jams, além de construir uma comunidade de jogos no Estado, a fim de entender os principais agentes, unidade e parceiros desse mercado digital.

Na última sexta-feira, dia 26, ocorreu o início das atividades do Programa Start Games em Alagoas, que se estenderão até o mês de dezembro. O workshop teve a participação dos consultores do Sebrae Ceará, Arison Uchôa e Luciana Russo. Eles construíram atividades para quem deseja investir na indústria de jogos, e utilizarão as capacitações e mentorias.

De acordo Débora Lima, analista da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas e gestora do Start Games, o programa vai ajudar e identificar quem deseja se inserir no mercado e também os que já investem nesse setor. “A gente começou esse trabalho com jogos desde o ano passado. Fizemos um estudo bem amplo sobre as atividades de jogos aqui em Alagoas, e foi identificado que é um setor ainda muito iniciante; não temos muitos desenvolvedores. Como é um setor que vem crescendo muito, a gente acha importante trazer essa temática, trazer oportunidades para os empreendedores conhecerem um pouco o mercado e, quem sabe, ingressar nele”, destacou ela.

A importância do Programa

O mercado de jogos eletrônicos tem várias vertentes de trabalho, sendo possível trabalhar diretamente com jogos de entretenimento; jogos educativos; desenvolvimento cognitivo; e muitas outras vertentes, podendo atuar de qualquer lugar do mundo. Débora Lima explica que para o Sebrae Alagoas, trazer essa temática é muito importante para apoiar essa indústria de jogos no Estado.

As metodologias aplicadas serão com base nos resultados do Sebrae Ceará, que tem a experiência da aplicação. Além das atividades presenciais, os participantes vão ter encontros de forma on-line, a fim de formar uma rede de desenvolvedores desse mercado digital em Alagoas.

Investimentos no mercado de jogos

Para o analista Sebrae Ceará, Arison Uchôa, o Sebrae é um grande parceiro do mercado de jogos, e isso tem crescido muito, principalmente no Nordeste. “No Ceará a gente tem tido resultados bem interessantes com esse novo interesse do poder público no setor de jogos. Então a gente tem o setor que trabalha ao mesmo tempo inovação e economia criativa, sendo bastante interessante. Os jogos podem ser um meio para potencializar resultados de outros setores. Por um lado, ele consegue trabalhar com setores já tradicionais dentro da economia do Nordeste”, finaliza.

O programa Start Games do Sebrae assegura ao empreendedor aproveitar essas oportunidades de crescimento no segmento dos jogos, uma forma de ver as micro e pequenas empresas alagoanas atuando no mercado. A indústria de games vem crescendo muito em todo o mundo, e o desenvolvimento de jogos é uma prática como qualquer outra profissional, sendo necessário ocorrer capacitação também nas áreas de gestão de empresa.