Economia
IBGE abre seleção simplificada para 15 mil vagas de recenseador

Já estão em andamento as inscrições para mais um processo seletivo IBGE, desta vez com 15.075 vagas para recenseadores, cargo que requer ensino fundamental completo. O profissional cumprirá jornada de 25 horas semanais, conforme edital nº 14/2022. O documento não informa a remuneração, mas disponibiliza um simulador de cálculo que leva em conta município, carga horária e número de entrevistados.
As oportunidades estão distribuídas entre 18 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
IBGE: inscrições gratuitas e presenciais
Interessados terão somente cinco dias para se candidatar (entre 28 de julho e 1º de agosto de 2022) diretamente em um dos postos de inscrição relacionados no anexo I do documento completo, com a entrega do formulário de inscrição devidamente preenchido.
“Ao preencher o formulário, o candidato deve considerar apenas a titulação acadêmica de maior pontuação”, pontua o edital. Documentação original ou fotocópia autenticada serão exigidas no momento da contratação.
Edital IBGE: vagas e requisitos
“A jornada de trabalho estipulada para a função de Recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento”, afirma o documento, que destaca também a necessidade de comparecimento do profissional ao posto de coleta nos dias e nos horários estipulados.
Entre as 15 mil vagas temporárias, 1.022 são destinadas a pessoas com deficiência – PcD. As remunerações não são informadas no edital, já que o valor é contabilizado de acordo com a produtividade e o setor censitário. Para saber o salário que receberá em caso de contratação, o candidato pode acessar o simulador do IBGE, no qual basta inserir nome do município e carga horária desejada para ter acesso ao dado.
A principal atribuição dos profissionais selecionados será coletar em todos os domicílios, presencialmente e/ou por telefone, as informações referentes ao Censo Demográfico 2022. Os dados populacionais brasileiros mais recentes datam de 2010, quando o IBGE realizou o Censo mais recente.
Processo seletivo IBGE: análise de títulos
Única etapa do certame simplificado, a avaliação curricular levará em conta somente a maior titulação acadêmica apresentada pelo candidato:
Ensino fundamental completo (antigo 1º grau) – 1 ponto;
Ensino médio incompleto (antigo 2º grau) – 3 pontos;
Ensino médio (antigo 2º grau) – 5 pontos;
Ensino superior incompleto (graduação) – 7 pontos;
Ensino superior completo (graduação) – 10 pontos.
Será considerado aprovado quem obtiver aproveitamento igual ou superior a um ponto. A lista completa de municípios de abrangência consta em documento separado, no anexo I do edital.
Saiba mais
O novo certame para contratação de recenseadores é válido por um ano, contado da data de assinatura do primeiro contrato e prorrogável por igual período. Outras informações sobre o processo seletivo simplificado do IBGE podem ser acessadas no edital completo e anexos ou, em caso de dúvidas, solicitadas diretamente ao órgão pelo e-mail.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
2Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
3Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?