Economia

Festas juninas criam boas oportunidades para os pequenos negócios

Por Assessoria 07/06/2022 11h03
Festas juninas criam boas oportunidades para os pequenos negócios
Gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas dá dicas para que empreendedores aproveitem melhor esse período - Foto: Ascom Sebrae/AL

Maior festa popular do Nordeste, o São João representa também uma boa oportunidade de negócios para as micro e pequenas empresas de diversos setores – alimentação, vestuário, serviços, entre outra -, sendo a segunda melhor data para o varejo, ficando atrás apenas do Natal.

Após dois anos de restrições sanitárias, os festejos juninos deste ano terão um sabor especial, sendo uma retomada dessa cadeia produtiva. Com o mercado aquecido novamente, os empresários devem aproveitar todas as oportunidades de negócios. Entretanto, para quem deseja faturar bem nesse período, não basta ter bons produtos ou oferecer bons serviços.

“É preciso planejar. Nem tudo que o empresário ou empreendedor produz e oferta, por mais acessível que seja, agrada ao público”, alerta o gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Marcos Alencar.

Para Alencar, em primeiro lugar é preciso fazer uma lista detalhada de tudo o que se vende. “Isso é muito importante, porque você precisa saber seu mix de produtos ou serviços. Se trabalha com gastronomia, por exemplo, observe seu cardápio, perguntando para a equipe que inovações podem fazer para atrair mais clientes neste período”, explica o gerente do Sebrae.



Ele também destaca a necessidade de rever o portfólio. “Muitos produtos ou serviços podem estar obsoletos. Manter o que não vende é prejuízo. Melhor poucos e certeiros, com grande saída, do que muitos engalhados. Pode-se aproveitar e incluir novos também. O empreendedor também precisa ter capacidade de atender à demanda. É necessário tomar cuidado em ofertar produtos e serviços e não ter como manter seu atendimento aos pedidos”, explica.



Segundo ele, é fundamental conhecer seu público. “Conheça bem o gosto de seu público. Se vai oferecer algo novo em seu cardápio, por exemplo, teste antes. Se for um produto, exponha com antecedência, para saber se tem saída”.

Marcos Alencar alerta que é comum empresas exagerarem nas estratégias de divulgação, gerarem muito engajamento e vender, mas falharem na hora de realizar a entrega do produto ou serviço. “A logística precisa ser perfeita”, destaca.

A comunicação deve ser de forma espiral. É preciso ficar atento aos consumidores fiéis. “Comece pelos contatos de clientes que já possui. Use o WhatsApp, com ligações, mensagens ou videochamadas. Convide para conhecer as novidades do período junino. Gravar um vídeo curto e enviar para os contatos pode ajudar a alcançar mais clientes”, orienta o gerente.

Outra dica importante é fazer parcerias. Pode-se atuar de forma conjugada com outras empresas, ganhando juntos. Investimentos e despesas podem ser compartilhados e divididos, o que poderá potencializar faturamento e lucro.

Inovação também é fundamental, mas é preciso usar o bom senso. “Inovar não é criar algo novo, apenas. É fazer algo de um jeito que o cliente reconheça valor, reconheça que você entregou diferencial. Inovar é pensar fora da caixa, mas com os pés no chão”, adverte Marcos Alencar. “Hoje em dia os clientes sabem diferenciar. Se você fizer algo que fuja aos padrões da sua clientela, possivelmente você será criticado nas redes sociais. Crie, recrie, cocrie, incluindo até os seus clientes nos estudos iniciais para formatação de produtos ou testes de serviços. Faça, isso, contudo, com qualidade”.

Também deve-se investir em treinamento da equipe de trabalho. Um bom atendimento, agilidade e qualidade na prestação do serviço são essenciais e podem decidir uma venda.

Finalmente, Marcos Alencar afirma que é preciso olhar para o futuro para gerar uma boa experiência. “Aproveitar o tema das festas juninas pode ser um ótimo pano de fundo para o marketing do seu negócio. Então, aproveite o período, também, para fazer experiências, mas com cuidado. Experimente produtos e serviços com olhar para frente, sem perder o foco no que de fato você quer ofertar a seu cliente”, finaliza.