Economia

Tendências de alimentação fora do lar são apresentadas para empresas alagoanas

Por Assessoria 31/05/2022 16h48 - Atualizado em 31/05/2022 16h50
Tendências de alimentação fora do lar são apresentadas para empresas alagoanas
Participantes puderam conhecer algumas das tendências do mercado atual e para os próximos anos - Foto: Assessoria Sebrae/AL

Para mostrar as novidades atuais e os prognósticos, inspirar a adoção da inovação, além de oferecer conhecimento sobre os hábitos de consumo que vão ditar o ritmo do setor de alimentos agora e nos próximos anos, o Sebrae Alagoas realizou o Workshop Tendências da Alimentação Fora do Lar, na noite da última segunda-feira (30), em sua sede, em Maceió.

O workshop começou com a apresentação da sócia-fundadora da Agência Mescla, Renata Mendonça, que trouxe o conceito de tendências enquanto movimentos de mudanças, ou seja, representa os padrões de comportamento, as preferências e a cultura, gerando impactos na sociedade.

De acordo com Renata Mendonça, o estudo sobre as tendências no setor de alimentação foi realizado seguindo os seguintes pilares: sociedade, tecnologia, meio ambiente, economia e política. Segundo esse levantamento, algumas tendências se destacam, como a busca por uma alimentação saudável e que aumente a imunidade, o crescimento do veganismo, da utilização de cardápios digitais, a realização dos pagamentos digitais, os restaurantes zero carbono, os alimentos orgânicos, o crescimento pela procura dos produtores locais, além dos selos alimentares.

Para Renata, é fundamental que os empreendedores entendam e se antecipem as mudanças de mercado, compreendendo melhor o comportamento de consumo e buscando ter acesso a dados e informações locais, nacionais e internacionais. Também não podem esquecer de definir estratégias alinhadas com o futuro para criar produtos e serviços de acordo com esse contexto.

“Algumas dessas tendências são as carnes veganas e as fazendas verticais, o que resolve alguns problemas de espaço trazido pela agricultura, podendo ser o futuro desse segmento. Somente 10% das pessoas conseguem enxergar o futuro a longo prazo. As pessoas têm dificuldade de ver além e ficam muito presas ao presente e não se preparam para essas transformações”, afirma.

Ela ainda mostrou parte do caderno de Tendências no Setor de Alimentação Fora do Lar, elaborado pelo Sebrae Alagoas. No material é possível encontrar informações sobre algumas novidades do setor e dicas sobre os avanços na alimentação fora do lar como a utilização de novas tecnologias e os resultados do próprio estudo.

“É importante que nesse momento de insight, você selecione as tendências que fazem sentido para você e aplique-as de acordo com a sua realidade, com o seu contexto. A ideia é que o participante procure aplicar essas tendências dentro da realidade de Maceió, por exemplo”, frisa Renata Mendonça.

Uma das participantes do evento foi Carla Bianca Raposo, do food truck Sea Comidas do Mar, que fica estacionado na Praça do Skate, em Maceió. O negócio, que oferece o melhor da cozinha especializada em frutos do mar, nasceu um pouco antes da pandemia e segue se reinventando para crescer.

Carla, que já participou de diversos eventos do Sebrae, além de receber várias soluções e consultorias, incluindo em áreas como planejamento, finanças e marketing digital, ressalta que o estudo pode contribuir para que a empresa inove mais e traga diferenciais para os clientes.

“Sempre faço capacitações do Sebrae que é um grande parceiro. Eventos como este são importantes, porque devemos sempre nos atualizar. O mercado é muito dinâmico. A cada dia surgem novas formas de divulgar e vender melhor. Observando as tendências, também posso me antecipar, sair na frente da concorrência e vender mais”, enfatiza Carla Raposo.

Mais sobre o caderno


O caderno faz parte da série ‘Sebrae Futuros’, o projeto que disponibiliza conteúdos exclusivos, infográficos e e-books sobre liderança, empreendedorismo e tendências para segmentos como alimentação, varejo, saúde, mundo pet, moda e beleza. Os conteúdos podem ser acessados gratuitamente pelo site: https://mkt.blog.sebraealagoas.com.br/sebrae-futuros.

“Esse estudo abrange todo um setor que é um dos principais do estado, que é o de alimentação fora do lar, no qual atendemos as micro e pequenas empresas, das indústrias até bares, restaurantes e similares”, ressalta a gerente adjunta de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Fátima Aguiar. “Esta é uma oportunidade para que empresários desses setores possam conhecer mais sobre esse material e como essas informações poderão ajudar na melhoria de seus negócios”.

Durante o evento, também foram apresentadas as gestoras da carteira de clientes do setor, as analistas da Unidade de Relacionamento Empresarial e Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Cristina Moreira e Vânia Britto.