Economia

Conselho Estadual de Cooperativas discute ações para fomento do setor em Alagoas

Reunião do Conecoops debateu incentivos para a primeira feira de cooperativas do Estado

Por Ascom Sedetur 31/05/2022 09h50
Conselho Estadual de Cooperativas discute ações para fomento do setor em Alagoas
Reunião do Conecoops debateu incentivos para a primeira feira de cooperativas do Estado - Foto: Ascom Sedetur

O Conselho Estadual de Cooperativas (Conecoops) discutiu, durante reunião ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (30), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), ações de fomento para o setor cooperativista. Na ocasião, estiveram presentes a secretária da Sedetur, Caroline Balbino, e representantes de grupos e cooperativas da área.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias para a realização da primeira feira de cooperativas a ser realizada no Estado, a Feira Coop, e propostas de fomento para fortalecer a agricultura familiar e algumas culturas, como a plantação de milho em Alagoas. As entidades corporativas e os órgãos do Governo do Estado também discutiram com a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) a formalização das cooperativas alagoanas.

“A manutenção e criação de políticas de fomento para o setor cooperativista é uma pauta de extrema importância, que é liderada pela Sedetur dentro do Governo do Estado. As discussões do Conecoops vêm para acelerar as pautas de desenvolvimento econômico e social do cooperativismo. Nós temos cooperativas de agricultura familiar, de serviços de transporte e várias outras, e o Conecoops é um espaço de fortalecimento do setor”, destaca a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino.

Encabeçado pela Sedetur, o Conecoops conta com a participação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete), Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Selaj), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Também marcam presença as duas entidades que representam o cooperativismo em Alagoas – a Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL).