Economia

Quase 120 mil alagoanos ainda não entregaram a declaração do imposto de renda

Muitos contribuintes estão descobrindo pendências no CPF no momento da entrega

Por Assessoria 23/05/2022 10h41 - Atualizado em 23/05/2022 13h00
Quase 120 mil alagoanos ainda não entregaram a declaração do imposto de renda
Muita gente está descobrindo pendência no CPF na hora de entregar o documento - Foto: Imagem ilustrativa

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 foi prorrogado para o dia 31 de maio e com o prazo entrando na reta final, mais de 117 mil contribuintes em Alagoas ainda não entregaram a declaração, de acordo com a Receita Federal em Alagoas. O número representa 38% do total esperado para o Estado.


A coordenadora do curso de Ciência Contábeis da Estácio em Alagoas, Ana Paula Oliveira, destaca ainda uma outra situação que tem ocorrido bastante nessa reta final. “Estamos recebendo diversos contribuintes no nosso Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal na Faculdade Estácio com restrições no CPF por não terem entregado suas declarações de IRPF de anos anteriores. A alegação é que nunca precisaram declarar e que não sabiam que estavam obrigados a partir de determinado ano”, afirma.

A professora esclarece que desde 2015 a tabela de IRPF está congelada e com aumentos salariais durante esse período, alguns contribuintes acabaram entrando na faixa de tributação. “Por isso, é muito importante observar o informe de rendimentos todos os anos e, caso seus rendimentos tributáveis estejam superiores ao valor limite, você está obrigado a declarar”, acrescenta.

Ana Paula orienta que uma forma simples de regularizar seu CPF, caso esteja nessa situação, é consultando a declaração pré-preenchida no site da Receita Federal que pode ser completada com os dados faltantes e entregue de forma online, pelo próprio site, sem necessidade de baixar o programa no seu computador.

“A declaração pré-preenchida traz mais facilidade ao contribuinte, uma vez que vários campos da declaração são preenchidos com base em informações já recebidas pela Receita Federal pelas fontes pagadoras, por médicos, planos de saúde, instituições imobiliárias etc. Os campos normalmente preenchidos são os dados do contribuinte, rendimentos, deduções, direitos, dívidas etc”, explica.

Já foram entregues em Alagoas 186.433 declarações, 61,43% do esperado. Em todo o País já foram entregues 24 milhões de declarações, o que representa 70% do total esperado, que é de 34,1 milhões. O prazo para entrega da declaração desse ano vai até o dia 31/05/2022 e quem ainda tem dúvidas sobre o preenchimento da declaração pode obter auxílio gratuito por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), localizado na Estácio. O NAF é um programa de cidadania fiscal da Receita Federal que estabelece uma parceria com instituições de ensino superior, unindo conhecimentos técnicos à prática contábil. Esses núcleos oferecem serviços contábeis e fiscais a pessoas físicas de baixa renda. De acordo com a Receita Federal, existem mais de 300 núcleos formalizados no Brasil e mais de 200 em 11 países da América Latina, inspirados no modelo brasileiro.

Em Maceió, os atendimentos presenciais são feitos por estudantes do curso de Ciências Contábeis da Estácio, que fica na Av. Pio XII, 350, Jatiúca. Mais informações: 3214-6838. Os serviços ocorrem de acordo com as normas de segurança sanitária vigentes.