Economia
Bovespa opera sem viés definido após a volta do feriado
Na sexta-feira (22), índice subiu 0,07%, a 74.622 pontos
O principal índice da bolsa paulista tinha sessão sem viés definido nesta terça-feira (26), na volta do feriado de Natal, com investidores adotando cautela diante da situação fiscal do país e com receios de um eventual rebaixamento de rating.
Às 11h30, o Ibovespa subia 0,36%, a 75.457 pontos.
Diante da semana reduzida, com apenas três pregões entre o Natal e o ano novo, a liquidez deve seguir reduzida, favorecendo alguma volatilidade aos negócios.
Os receios de uma revisão da nota de crédito do Brasil voltaram à tona perto do fim da semana passada, após rumores de que a Standard & Poor's poderia definir um corte do rating antes do fim do ano. Esse receio foi amenizado, no entanto, após declarações do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que afirmou não ter conversado sobre mudanças de rating do Brasil nas reuniões que teve com agências de classificação de risco Standard & Poor's, Fitch e Moody's.
Apesar das declarações de Meirelles, o risco de uma ação no rating do Brasil segue no radar dos investidores, principalmente após o governo não ter conseguido levar a proposta de reforma da Previdência para votação na Câmara dos Deputados ainda este ano.
"Por aqui, ficaremos por conta da S&P, que pode rebaixar a nota de crédito do Brasil esta semana, uma vez que não faz mudanças em ano eleitoral e as condições das contas públicas pioraram desde a última revisão", escreveram os analistas da corretora Lerosa Investimentos em nota a clientes.
Na sexta-feira (22), o índice fechou praticamente estável, com alta de 0,07%, a 74.622 pontos.
Mais lidas
-
1Ações caem
Braskem dá calote de R$ 3,6 bi no Banco do Brasil
-
2Qual será a história?
O que esperar da 5ª temporada da série O Poder e a Lei na Netflix
-
3Prepare-se para mais surpresas
Tudo o que você precisa saber antes de ver a segunda temporada da série Detetive Alex Cross
-
4Agreste
Aranha, apontado como um dos maiores traficantes de drogas de Alagoas, é morto ao deixar presídio
-
5Processo
Executivos da Braskem são acusados por crime ambiental na CVM



