Economia
Crescimento do PIB dos EUA no terceiro trimestre é revisado para baixo, a 3,2%
PIB cresceu em seu ritmo mais rápido em mais de dois anos no segundo trimestre
A economia dos Estados Unidos cresceu em seu ritmo mais rápido em mais de dois anos no terceiro trimestre, impulsionada por gastos empresariais robustos, e caminha para o que pode ser um ganho modesto no próximo ano com os cortes de impostos aprovados pelo Congresso nesta semana.
O Produto Interno Bruto expandiu a uma taxa anual de 3,2% no trimestre passado, informou o Departamento de Comércio em sua terceira revisão do PIB nesta quinta-feira (21).
Embora o dado tenha ficado um pouco abaixo da taxa de 3,3% relatada no mês passado, foi o ritmo mais rápido desde o primeiro trimestre de 2015 e marcou uma aceleração da taxa de 3,1% do segundo trimestre.
O dado veio impulsionado por um menor aumento na despesa dos consumidores, que representa dois terços da atividade econômica, e cresceu 2,2%, frente ao 2,3% antecipado previamente.
A sustentada melhoria econômica dos EUA levou o Federal Reserve (Fed, banco central americano) a elevar as taxas de juros em três ocasiões neste ano, a última há uma semana, até deixá-los no patamar entre 1,25% e 1,5%.
O presidente Donald Trump chegou em janeiro deste ano à Casa Branca com a promessa de atingir um crescimento anual superior a 3%, sustentado por um ambicioso plano que representaria a maior reforma fiscal do país em várias décadas e cortaria os impostos das empresas e de muitos americanos.
Após superar diversos obstáculos, o plano foi aprovado nesta quarta-feira pelas duas câmaras do Congresso e promete, segundo os republicanos, acelerar o crescimento econômico até cerca de 4% anual.
Mais lidas
-
1Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h
-
2História real!
'A Vizinha Perfeita': Como está hoje a assassina Susan Lorincz
-
3'Tremembé'
Quando série sobre o 'presídio dos famosos' estreia no Prime Video?
-
4Fenômeno global
Boots dobra audiência na Netflix após ser chamada de 'lixo' pelo governo dos Estados Unidos
-
5Aposta do Brasil no Oscar 2026
Premiado, ‘O Agente Secreto’ é aprovado com nota máxima de crítica especializada




