Economia

Bovespa volta a subir nesta terça e passa dos 75 mil pontos

Na véspera, Ibovespa fechou em alta de 1,7%, a 74.319 pontos, maior nível desde 2008

Por Fonte: G1 12/09/2017 16h14
Bovespa volta a subir nesta terça e passa dos 75 mil pontos
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da bolsa paulista subia nesta terça-feira (12), renovando máxima intradia pelo segundo dia seguido, com as perspectivas por avanços no cenário político ainda ajudando o tom positivo dos negócios, segundo a Reuters.

Às 13h45, o Ibovespa subia 1,05%, a 75.102 pontos, novo patamar recorde intradia.

Contexto

O tom positivo do pregão era respaldo ainda na perspectiva de que a taxa básica de juros vai continuar em queda, movimento corroborado nesta manhã pela divulgação da ata da última reunião de política monetária do Banco Central, destaca a Reuters.

"O comunicado deu sinais de continuidade dos cortes, mas também uma redução gradual no seu ritmo", escreveram analistas da corretora Coinvalores, em nota a clientes.

Apesar do tom positivo na política local ainda prevalecer, com a visão de que o governo ganhou força para avançar sua agenda de reformas, mas alguma cautela persiste.

Na véspera, a Polícia Federal concluiu que há indícios de crimes cometidos pela cúpula do PMDB, incluindo o presidente Michel Temer e seus ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), em investigação sobre corrupção.

Destaques

Perto do mesmo horário, Eletrobras ON avançava 4,73% e Eletrobras PNB tinha valorização de 4,88%, entre as maiores altas do índice. Nesta manhã, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que o governo corre para fechar os últimos detalhes do modelo a ser adotado na privatização da elétrica, que deve ser divulgado ainda neste mês.

Cemig PN ganhava 4,36%, tendo no radar a possibilidade de parceira com a Vale em um leilão programado para o fim deste mês no qual a União oferecerá a investidores a concessão de quatro hidrelétricas já em operação. A eventual parceria ajudaria a Cemig a manter seu portfólio em geração, ao mesmo tempo em que a mineradora poderia se beneficiar com acesso à energia das usinas a preços competitivos.

Vale ON avançava 1,34%, acompanhando o movimento dos contratos futuros do minério de ferro na China, que subiram 3,4% na bolsa de Dalian. Também ajudava o tom positivo a possibilidade parceira com a Cemig para leilão de hidrelétricas.

Ambev ON avançava 3,01%, após o Credit Suisse melhorar a recomendação para "outperform", ante "neutra", e elevar o preço-alvo para R$ 23,50, ante R$ 20.

Petrobras PN subia 0,60% e Petrobras ON tinha alta de 0,39%, em linha com o movimento dos preços do petróleo no mercado internacional.

Pregão anterior

Na véspera, o Ibovespa subiu 1,7%, a 74.319 pontos. O índice também estabeleceu nova máxima recorde intradia neste pregão, ao alcançar 74.635 pontos no melhor momento da sessão.

O desempenho da bolsa foi amparado no cenário político mais ameno diante da perspectiva de enfraquecimento de nova denúncia contra o presidente Michel Temer, especialmente após a prisão de Joesley Batista, dono da JBS, segundo a Reuters. Assim, o governo estaria melhor posicionado para avançar com a sua agenda de reformas no Congresso.

O exterior também favoreceu o tom positivo, com a redução das preocupações com as tensões geopolíticas após a Coreia do Norte não conduzir novos testes nucleares e com alívio após o enfraquecimento da tempestade Irma.

Perspectivas

Segundo analistas ouvidos pelo G1, a tendência para o Ibovespa continua de alta, mas é de se esperar um recuo de algumas semanas nos próximos meses em meio a um processo natural de ajuste e embolso de lucros.

Entre os principais fatores que explicam a alta da Bovespa, estão:

Liquidez internacional elevada em meio a taxas de juros baixas nos EUA. Ou seja, o cenário externo segue favorável para o maior apetite ao risco e para o fluxo de capital estrangeiro em países como o Brasil Perspectiva de continuidade de queda da taxa básica de juros (Selic), que reduz a atratividade de aplicações em renda fixa e aumenta a busca por ativos de maior risco como ações Sinais de recuperação gradual da economia, o que melhora a perspectiva em relação ao resultado das empresas de capital aberto Dólar em queda, o que reduz o o custo de importação de insumos e melhora as margens de lucros das empresas Expectativa de avanço da agenda de reformas do governo Temer no Congresso