Economia
PIB do Brasil em 2016 fica na "lanterna" em ranking com 38 países
Economia brasileira encolheu 3,6% no ano passado, e país amarga a pior recessão já registrada

A economia brasileira caiu pelo segundo ano seguido em 2016 e confirmou a pior recessão da história do país, segundo dados divulgados nesta terça-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB caiu 3,6% em relação ao ano anterior, quando a economia já havia recuado 3,8%. Essa sequência, de dois anos seguidos de baixa, só foi verificada no Brasil nos anos de 1930 e 1931, quando os recuos foram de 2,1% e 3,3%, respectivamente.
Da lista de 38 países que divulgaram seus resultados até o momento, o Brasil foi o único que registrou retração em 2016. Depois do Brasil, aparecem Grécia e Noruega, que registraram crescimento de 0,3% e 0,6%, respectivamente.
Segundo a Austin, o ranking contempla países que representam 81% do PIB Mundial e que publicaram seus resultados até o momento. Outras economias que apresentaram resultados muito ruins nas edições anteriores, como a Rússia e Venezuela, até o momento não divulgaram seus resultados.
A partir dos resultados do PIB do 4º trimestre e 2016 consolidado, a Austin projeta Rating reiterou sua projeção de expansão do PIB de 2017 em 0,7% e de 2,2% para 2018. "Para o 1º trimestre de 2017, na comparação contra o 1º trimestre de 2016, nossa estimativa é de novo tropeço do PIB com queda de 2,0%", afirma o estudo.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
4Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos
-
5Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos