Economia
Juceal divulga rankings dos municípios de acordo com registro empresarial
Maceió figura como cidade que apresentou os maiores números de constituições e extinções
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) produziu relatório sobre balanço do registro empresarial em 2016. Dentre os pontos elaborados, foram gerados dois rankings dos municípios de alagoanos de acordo com os números de constituição e extinção empresarial. A Juceal é o órgão responsável pelo registro de empresas e pela administração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.
Maceió aparece como a cidade que registrou o maior número de constituições, com 8.993 inscrições, o que representa 47% do total. A lista dos maiores quantitativos segue com Arapiraca (1.794), Rio Largo (571), Palmeira dos Índios (447), Marechal Deodoro (383), São Miguel dos Campos (368), União dos Palmares (313), Delmiro Gouveia (296), Penedo (290) e Coruripe (274).
(Imagem: Ascom / Juceal)
Entre os maiores quantitativos de extinções, a capital alagoana também figura no primeiro lugar, com 3.890 baixas. Em comparação com o ranking de constituições, a lista de cidades com maiores números de fechamentos é composta pelas mesmas cidades, mas com ordem diferente. Além de Maceió, o ranking segue com Arapiraca (806), Rio Largo (228), Coruripe (161), São Miguel dos Campos (156), Penedo (154), União dos Palmares (147), Marechal Deodoro (146), Palmeira dos Índios (144) e Delmiro Gouveia (141).
(Imagem: Ascom / Juceal)
Segundo o presidente da Juceal, Carlos Araújo, os estudos servem como uma análise do momento econômico vivido por cada e podem ser utilizados para elaboração de políticas públicas.
“O Governo do Estado vem promovendo uma interiorização das ações para que todos os municípios possam se desenvolver e para que a economia possa ter uma diversificação. Com os rankings, conseguimos observar alguns pontos sobre o período atual, além de uma análise baseada em cada região”, destacou.
Observando os 102 municípios, apenas duas cidades apresentaram o mesmo quantitativo de constituição e extinção. Em 2016, Branquinha contou com a abertura e fechamento de 19 empresas, enquanto Olho d’Água Grande apresentou três inscrições e baixas.
Nos dados divulgados, foram analisadas as constituições e as extinções de Números de Identificação do Registro da Empresara (Nire) dentro do banco de dados pertencente à Junta Comercial.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
3A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas