Economia

Bovespa fecha praticamente estável nesta quarta em movimento de ajuste

Em 4 sessões, índice passa a acumular ganho de 3,7%

Por G1 23/11/2016 18h56
Bovespa fecha praticamente estável nesta quarta em movimento de ajuste
Reprodução - Foto: Assessoria

A Bovespa fechou praticamente estável nesta quarta-feira (23), em movimento de ajuste após as altas recentes, com as ações de siderúrgicas e da Vale entre os principais suportes para o índice.

O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa, fechou em alta de 0,05%, a 61.985 pontos, garantindo a 4ª alta seguida consecutiva.

Destaques do dia

Perto do fechamento, as ações preferencias da Petrobras caíam 0,5%. Segundo a Reuters, o movimento vinha na esteira dos fortes ganhos recentes que levaram à valorização de 11,5% das ações preferenciais da estatal nos três pregões anteriores.

As ações PNA da Vale subiam 1,29%, em mais uma sessão de alta para os preços do minério de ferro.

A Gerdau e a Usiminas lideraram as altas do dia, com valorização de mais de 7%.

Alta acumulada

Em 4 sessões, o Ibovespa passa a acumular ganho de 3,7%, em meio a uma trégua nas preocupações externas após a eleição de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos.

No acumulado em novembro, a bolsa acumula queda de 4,5%. No ano, entretanto, os ganhos chegam a 43%.

Operadores destacam, no entanto, que o mercado segue atento a eventuais anúncios do republicano e seus impactos em outras economias, como a brasileira, segundo a Reuters.

Após o fechamento do mercado cambial à vista, o Fed divulgou a sua ata, sinalizando que os juros devem subir em dezembro. A maioria dos membros votantes e não votantes considerou bem-vinda uma alta de juros "relativamente em breve".

No Brasil, a situação fiscal permanece no radar dos investidores. Na véspera, o governo federal e estados anunciaram um "pacto nacional" pelo equilíbrio das contas públicas.