Economia

Bovespa fecha em alta nesta quinta, puxada pelas ações da Petrobras

Papéis de banco também ajudaram a puxar o avanço da bolsa

Por G1 13/10/2016 18h23
Bovespa fecha em alta nesta quinta, puxada pelas ações da Petrobras
Reprodução - Foto: Assessoria

A Bovespa fechou em alta nesta quinta-feira (13), com o avanço das ações da Petrobras e de bancos compensando a queda da Vale.

O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa, subiu 0,15%, aos 61.118 pontos.

Na semana, a bolsa acumula leve alta de 0,02% e no mês, de 4,71%. No ano, há valorização de 40,99%.

Segundo a Reuters, os preços do petróleo buscavam firmar-se no azul nesta quinta, com suporte nos dados do governo norte-americano que mostraram quedas maiores que o esperado nos estoques de diesel e gasolina, enquanto os estoques de petróleo subiram acima do esperado. Perto do fechamento, as ações da Petrobras subiam mais de 2%, beneficiando-se dos ganhos dos preços do petróleo. No radar também estava a notícia de que a estatal brasileira e a petrolífera portuguesa Galp acertaram acordo para expandir cooperação.

Já a Vale operava em forte queda, seguindo entre as principais pressões negativas sobre o Ibovespa, após queda acima da esperada de exportações da China em setembro e recuo inesperado das importações.

Além disso, o Federal Reserve (BC dos EUA) divulgou a ata da última reunião na quarta-feira (12), quando os mercados brasileiros estavam fechados, na qual indicou que muitos membros veem uma alta de juros em breve como justificado se a economia dos Estados Unidos continuar a se fortalecer.