Cooperativas
O ano do cooperativismo foi um ano produtivo para as cooperativas alagoanas
A Coopaiba foi uma das cooperativas de maior destaque no cenário local
O ano de 2025 foi o Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela Organização das Nações Unidas para destacar o papel fundamental das cooperativas no desenvolvimento sustentável, na construção de economias mais justas e inclusivas, e na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No mundo inteiro houve crescimento das cooperativas no mercado de trabalho, geração de empregos e aumento da qualidade de vida.
E em Alagoas não foi diferente, já que 2025 foi um ano muito positivo e de expansão para as cooperativas, consolidando o setor como uma força econômica no estado. Com base no Anuário Coop 2025, o cooperativismo em Alagoas demonstrou crescimento expressivo em receitas, movimentando R$ 2,74 bilhões, o que representa um aumento de 17,8% em relação a 2023. E o número de pessoas cooperadas cresceu 37%, superando a marca de 100 mil integrantes no estado, evidenciando uma maior adesão ao modelo cooperativista, e gerando emprego para mais de 4,5 mil pessoas diretamente em Alagoas.
Uma dessas cooperativas, a Coopaiba, a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu, que tem demonstrado um crescimento significativo em sua atuação socioeconômica e de sustentabilidade na região, colheu resultados robustos, focando no fortalecimento da agricultura familiar e na economia solidária durante todo o ano de 2025.
A Coopaiba atua ativamente na reestruturação da cultura do coco na região, especialmente após períodos de seca e pandemia. Em outubro de 2025, sediou o primeiro dia de campo do Selo do Biocombustível Social, focado na cultura do coco, destacando a importância da produção local. Assim consolida sua matéria-prima em Piaçabuçu e utiliza unidades parceiras para processamento, envase e comercialização, demonstrando uma cadeia produtiva organizada.
O presidente da Coopaiba, Antonino Cardozo, que tem participado de discussões de alto nível sobre políticas energéticas e desenvolvimento regional, alinhando a cooperativa a iniciativas federais e estaduais, têm sido uma figura chave na consolidação da cooperativa e na busca por competitividade e incentivos para os agricultores.

A cooperativa foi criada em 2004 em Arapiraca, mas sua atuação em Piaçabuçu se intensificou a partir de 2015, focando na agricultura familiar, tendo como objetivo reestruturar a cadeia do coco, oferecendo mercado e valorização para os agricultores, absorvendo a produção e investindo em beneficiamento (óleo, leite, cosméticos) e replantio.
Com o replantou de quase 70 mil mudas de coco, recuperando 200 hectares de terras e fortalecendo a cultura na região, a cooperativa passou a receber, descascar e processar o coco, transformando-o em fibra, pó e bucha, e produzindo derivados como óleo e leite. Com isso o trabalho da Coopaiba garantiu mercado e estabilidade para mais de 1.200 produtores, especialmente após períodos de seca e dificuldades. Com isso está focada em um futuro sustentável, valorizando cada parte do coco e promovendo um estilo de vida saudável.

Mais lidas
-
1De olho!
BBB 26: Globo altera programação da semana após Prova do Líder
-
2Sem funcionamento
Liquidação do Will Bank: o que acontece com quem tem conta e CDB?
-
3Para tamponar minas
Extração de areia pode provocar tragédia
-
4Agenda
Lula vai entregar residências em Maceió
-
5Reconhecimento
Raízes de Arapiraca abre 2026 celebrando vidas, histórias e a memória viva da cidade



