Cooperativas

Seprev e Sedics se unem para fortalecer o cooperativismo como fonte para inclusão social

Parceria visa fortalecer a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade no estado

Por Victor Brasil / Ascom Seprev 16/02/2024 16h23
Seprev e Sedics se unem para fortalecer o cooperativismo como fonte para inclusão social
Cooperativismo e inclusão foi tema da reunião entre representantes das duas secretarias - Foto: Mirela Melo / Ascom Seprev

O cooperativismo cresce no Brasil, com maior capilaridade das instituições e diversificação dos serviços. Pensando neste modelo de negócios e filosofia de vida, as secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e da Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) se uniram para fortalecer a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O assunto foi tema de uma reunião entre os titulares das duas pastas, André Moita (Seprev) e Alice Beltrão (Sedics), realizada nesta sexta-feira (16). O encontro contou ainda com a presença do secretário executivo de Cooperativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, e os superintendentes de Medidas Socioeducativas, Otávio Rêgo, e de Contratos e Convênios da Seprev, Mônica Maurício.

“As cooperativas são unidades que vêm sendo estruturadas para oferecer um serviço cada vez mais profissional a empresas, com o objetivo de aumentar os ganhos dos seus membros e, assim, servir como instrumento de inclusão social. A partir delas, podemos organizar grupos de profissionais, por exemplo, para gerar mais emprego e renda”, explicou Adalberon Sá Junior.

Segundo o titular da Seprev, André Moita, o fortalecimento dessa parceria pode, inclusive, ampliar as ações de ressocialização e reinserção social dos egressos do Sistema Socioeducativo e para os dependentes químicos acolhidos pela Rede Acolhe. “Com isso, podemos garantir mais renda para estes jovens e afastá-los de vez do ambiente de vulnerabilidade à violência”, enfatizou.

André Moita lembrou ainda que o Governo de Alagoas realiza cursos de capacitação profissionalizantes gratuitos para esse público, e a ideia é criar uma disciplina especial dentro da grade de cursos voltadas para o cooperativismo. “Assim, ao final da formação, eles podem se juntar em alguma cooperativa já existente ou criar uma própria, ajudando a fortalecer seus próprios negócios”, salientou.

Já a titular da Sedics, Alice Beltrão, lembrou que Alagoas é o único estado da Federação a possuir uma secretaria exclusiva para tratar sobre o tema. “O governador Paulo Dantas tem um olhar diferenciado para o cooperativismo. Com isso, pretendemos oportunizar esperança e um novo futuro para essas pessoas que, de alguma forma, já são o público-alvo da Seprev”, disse.