Cooperativas

5 de abril de 2019 16:31

Nova superintendência abrange serviços da Slum e da Semds

Alterações foram oficializadas por meio de projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores

↑ Gustavo Acioli Torres, gestor da Sudes (Foto: Pei Fon / Secom Maceió)

Publicada nesta sexta-feira (05) no Diário Oficial do Município (DOM), a Lei Nº 6.881 de 04 de abril de 2019 reorganiza a estrutura administrativa de órgãos da Prefeitura de Maceió. Entre as alterações, que foram oficializadas por meio de projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, está a criação da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). A nova pasta abrange serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) e da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana de Maceió (Slum).

A Sudes tem um prazo para efetivação administrativa de 90 dias, conforme consta na publicação do DOM, e será gerida por Gustavo Acioli Torres, que já era secretário da Semds e superintendente da Slum. “A junção dos serviços deve, sobretudo, resultar em melhorias no atendimento de demandas para a população. São duas pastas que executam ações importantes em áreas públicas, como manutenção de praças e a limpeza de toda a cidade, e a agora poderemos alinhar os trabalhos para que, conjuntamente, as solicitações dos cidadãos sejam atendidas em maior escala e em menor tempo”, destaca o gestor municipal.

Da Semds, a nova pasta abrange os serviços de revitalização de espaços e monumentos públicos, a gestão dos parques municipais, a manutenção de áreas verdes, a adoção de praças e logradouros por meio de parcerias com a iniciativa privada, a administração dos cemitérios públicos, o monitoramento arbóreo e a poda e supressão de árvores, além das ações de educação ambiental. Em relação à Slum, a Sudes passa a gerir todos os serviços de limpeza urbana em áreas públicas, coleta de resíduos sólidos domiciliares e a oferta da coleta seletiva por meio de cooperativas de catadores que mantém contrato com a Prefeitura de Maceió.

A partir da reorganização administrativa, a Defesa Civil de Maceió, que era uma secretaria adjunta da Semds, passa a integrar a estrutura da Secretaria Municipal de Governo – da qual a Sudes é vinculada – e se torna Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O atendimento da Sudes ao público será concentrado na sede da extinta Semds, na Rua Marquês de Abrantes, no bairro de Bebedouro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h. A mudança altera o atendimento em relação aos serviços funerários. Agora, a coordenação administrativa dos cemitérios públicos funciona na sede da antiga Slum, na Praça Ciro Acioly, no bairro Ponta Grossa, que se transformou em uma regional da Sudes.

Leia no endereço http://www.maceio.al.gov.br/wp-content/uploads/2019/04/pdf/2019/04/publicado_67488_2019-04-04_284e694e0841d3a9131606e1e94aeaa2.pdf a publicação completa sobre a reorganização da estrutura administrativa.

Fonte: Ascom Sudes / Texto: Lucas Alcântara

Comentários

MAIS NO TH