Ciência e Tecnologia
Secti promove capacitação em Google Sheets para alunos de rede pública estadual
Intensivão aconteceu nesta sexta-feira (24), no Centro de Inovação do Jaraguá
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promoveu um workshop para os alunos do curso de Ensino Técnico em Administração da Escola Estadual Pedro Teixeira Vasconcelos, nesta sexta-feira (24). A atividade no Centro de Inovação do Jaraguá foi intitulada Oxetech Itinerante e busca capacitar alunos da rede pública estadual no uso de ferramentas digitais estratégicas para a administração, como Google Sheets e Excel.
O workshop foi conduzido pelo instrutor do Oxetech, Arthur Brasil, e reuniu 16 alunos do 2º ano do Ensino Médio Técnico, que receberam certificado de conclusão ao final da atividade, ampliando seus conhecimentos em ferramentas digitais e fortalecendo habilidades essenciais para a administração.
Para o professor Robson Nogueira, a parceria com a Secti é de grande importância para os alunos do ensino técnico, destacando ainda a infraestrutura do Centro de Inovação como um bom espaço para a realização de atividades práticas e o aprendizado tecnológico.
“Apresentamos uma proposta e convidamos para conhecer a estrutura do Centro de Inovação do Jaraguá, que é ultra moderno. Os alunos ficaram impressionados com o espaço e com a possibilidade de aulas itinerantes, levando computadores diretamente às escolas para ampliar o aprendizado prático. A parceria superou nossas expectativas”, destacou o professor.
Já para a aluna Alice Camila, o workshop será muito útil para sua vida acadêmica e profissional, principalmente sobre a organização de tarefas em planilhas.
“Tivemos a oportunidade de visitar o Centro de Inovação, que nos ofereceu aulas super importantes para o nosso aprendizado. Minhas expectativas eram muito grandes e, posso dizer com certeza, que estão sendo totalmente cumpridas, desde a recepção até a apresentação do espaço. Acho que essa experiência vai agregar muito à nossa organização, porque a partir daqui conseguimos ter mais controle sobre tudo que precisamos fazer, tanto na vida pessoal quanto na profissional”, afirmou Alice.
Além disso, o projeto pretende se expandir, levando o Oxetech diretamente às escolas estaduais, facilitando o acesso e permitindo que cada vez mais alunos sejam capacitados pelos cursos oferecidos. A secretária da Secti, Aline Rodrigues, destaca a importância destas iniciativas para os alunos dos ensinos médio e técnico do estado de Alagoas.
“Mais do que ensinar ferramentas digitais, workshop como estes abrem portas para que os alunos da rede pública explorem seu potencial. É muito gratificante ver como essas experiências práticas estimulam a curiosidade, desenvolvem habilidades importantes e contribuem para que cada estudante se sinta mais preparado e confiante para os desafios futuros”, frisou a secretária.
Mais lidas
-
1Aposta do Brasil no Oscar 2026
Premiado, ‘O Agente Secreto’ é aprovado com nota máxima de crítica especializada
-
2True Crime
Conheça caso real por trás da minissérie O Monstro de Florença
-
3Escritor
Hayton Rocha lança novo livro em Maceió na véspera da Bienal do Livro de Alagoas
-
41 x 1
CRB empata com América-MG e permanece na nona colocação da Série B
-
5Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens




