Ciência e Tecnologia
Estudantes levam pesquisa sobre exposição a metais tóxicos a evento internacional
Trabalhos se destacaram por abordar diferentes linhas de investigação acerca dos efeitos de substâncias diversas no corpo humano
Os estudantes Sheila Ferreira e Pedro Lopes, vinculados ao Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tiveram participação de destaque no 7º Simpósio Internacional de Bioquímica de Macromoléculas e Biotecnologia, realizado de forma unificada com o 16º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, entre os dias 15 e 18 de setembro de 2025, na Universidade Ceuma, em São Luís, Maranhão.
As pesquisas, realizadas sob orientação da professora Ana Catarina Rezende, avaliaram em diferentes perspectivas quais os efeitos da exposição a metais pesados, a exemplo do mercúrio, para a saúde humana. A pesquisa de Sheila, coorientada pelo professor Josué Carinhanha Caldas, faz parte do seu doutorado e tem como objetivo investigar os efeitos tóxicos do fenilmercúrio, presente em produtos como conservantes, fungicidas e desinfetantes, em três níveis crescentes de complexidade biológica: na hemoglobina humana, como modelo molecular inicial; em eritrócitos humanos, representando um sistema celular funcional; e em embriões de zebrafish (Danio rerio).
Já o estudo de Pedro faz parte da iniciação científica que está vinculada ao projeto de doutorado de Ismirna Israelle, pelo Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB), sendo orientado pela professora Ana Catarina e pelo professor Marcelo Duzzioni, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Tem como foco investigar os possíveis efeitos do timerosal sobre eritrócitos em um modelo experimental em camundongos, visando compreender possíveis aspectos fisiológicos relacionados à exposição a esse composto.
Divulgação de pesquisas e ampliação de horizontes
O evento reuniu diversos pesquisadores e estudantes de instituições nacionais e internacionais, em uma ampla discussão sobre os avanços em bioquímica, biologia molecular e biotecnologia, e ofereceu espaço para apresentação de trabalhos científicos de diferentes níveis acadêmicos. A participação da Ufal trouxe novas perspectivas e apresentou contribuições significativas nos estudos sobre metais pesados, sendo elogiada durante o evento. Para os estudantes, uma oportunidade de reconhecimento e de ampliação de horizontes.
“Considero uma experiência muito enriquecedora tanto pessoal quanto acadêmica. O evento se destacou pelas palestras, mesas-redondas e deu espaço para jovens pesquisadores em discussões sobre Bioquímica, Biologia Molecular e Biotecnologia”, comentou a doutoranda Sheila. Para Pedro, foi muito importante o contato com pesquisadores. “Receber contribuições de profissionais ilustres, que nos orientaram e fortaleceram nosso aprendizado científico, é enriquecedor, além de mostrar que o Nordeste é, sim, um território fértil para a produção científica e para oferecer grandes frutos ao Brasil”, afirmou.
Para a professora Ana Catarina, a participação dos estudantes revelou contribuições importantes para a sociedade e o futuro sobre os efeitos do mercúrio para a saúde humana, além de um incentivo para que outros discentes participem de congressos e apresentem suas contribuições, o que considera importante para o crescimento profissional e desenvolvimento do aluno.
“Este é um congresso internacional que participo desde quando era estudante e que tenho muito respeito. Quando vi que seria no Maranhão, já verifiquei quem dos meus orientandos desejava participar para organização de prazos e correção dos resumos. Ver seu aluno crescendo, se desenvolvendo e aprendendo a ter pensamento crítico, é tudo que um orientador pode querer”, finalizou.
Mais lidas
-
1‘Putinhas de esquerda’
Sindjornal repudia ataque à jornalista proferido por advogado
-
2Galo
CRB deve avaliar atual elenco e iniciar planejamento para 2026
-
3Arapiraca
Família nega que médico tenha estuprado a filha menor e pede justiça por assassinato
-
4Fogo no feno!
A Fazenda 17: queda, puxão de edredom e suposta agressão revoltam o público; veja vídeo
-
5Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação




