Ciência e Tecnologia
Rede Alagoana de Transformação Digital mostra à ABDI ganhos de empresas atendidas pela plataforma Produtiva
Iniciativa visa a atender 270 empresas, com a implantação de uma plataforma para gestão de dados
Representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estiveram nessa terça (9) e quarta-feira (10) em Maceió. A agenda deles incluiu almoço com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, visita ao HUB Senai e a empresas que já avançam no aumento da competitividade e da produtividade após terem implantado o projeto Plataforma Produtiva.
Desenvolvido pela Rede Alagoana de Transformação Digital, o projeto está na fase de escala desde o mês de fevereiro. Financiada pelo edital Digital.br, a ferramenta permite que o empresário reúna dados estratégicos para subsidiar a tomada de decisões visando a melhorar a produção. Entre eles, o índice de eficiência das máquinas e equipamentos, tempo médio entre falhas, desperdícios, consumo de energia e estoque.
A implantação da Produtiva nas empresas alagoanas é fruto de um trabalho conjunto entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL).
Segundo o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Senai/AL, Maicon Lacerda, empresas que aderiram à solução na fase piloto já aperfeiçoaram a plataforma e colhem bons resultados. No início, foram 65 empresas atendidas. “Agora, na fase de escala, temos o desafio de atender a 270 empresas para levar essas tecnologias até as indústrias aqui do estado”, aponta Maicon Lacerda.
Nesta etapa de escala do projeto, a meta é que as empresas atendidas registrem aumento de 20% na produtividade e de 10% no nível de maturidade digital. “Esse projeto presta uma série de serviços para as empresas participantes, desde capacitação e consultorias para melhoria de processos produtivos, até a incorporação da plataforma Produtiva”, destaca a gerente de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa.
Evolução na prática
Para demonstrar a aplicação da tecnologia e os resultados na ponta, a comitiva da ABDI visitou três empresas que implementaram a Produtiva na fase de escala. “A plataforma veio para transformar a nossa empresa da água para o vinho. Antes a gente anotava tudo em papéis, arquivos e blocos de nota. Hoje tudo fica alimentado no site e no aplicativo. Conseguimos ver de perto o crescimento da empresa”, compara Raianne Bruna Duarte, diretora da Vovó Maze, empresa do ramo de alimentos.
Já a Tempermac é referência no mercado de vidros temperados no estado. “Nós conseguimos reduzir o número de perdas, melhorar a produtividade hora/homem e da máquina e economizar energia. A análise desses números gera um ganho de produção em geral”, avalia o diretor da empresa, Lusirlei Albertini.
Atuando no envaze de água mineral, a Aldebaran recebeu, além da plataforma, um kit de sensoriamento que identifica a quantidade de galões cheios e lacrados que passam pela esteira antes de serem colocados nos caminhões de transporte. “Eu consigo visualizar a produção e a quantidade de horas paradas. Isso tudo gera um ganho de informação para podermos fazer uma análise de como estamos no dia a dia”, afirma o supervisor de produção da Aldebaran, Leonardo André.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Briga de gigantes
Velozes e Furiosos 11 pode entregar uma das melhores cenas de Dominic Toretto