Ciência e Tecnologia

Meta bloqueia página da Fenaj no Facebook e impede novas publicações

Página havia sido retirada do ar entre 15 e 19 de março e retornou ao ar após pedido de reavaliação

Por Ascom Fenaj 25/03/2024 17h12 - Atualizado em 25/03/2024 18h57
Meta bloqueia página da Fenaj no Facebook e impede novas publicações
Página da Fenaj no Facebook - Foto: Reprodução / Facebook

A página da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) na rede social Facebook foi retirada do ar, entre os dias 15 e 19 de março, sem qualquer aviso prévio. Após reclamar nos canais internos da plataforma, a entidade recebeu uma mensagem de que o conteúdo poderia ter “ferido padrões de comunidade”.

(Imagem: Reprodução / Facebook)

Depois de solicitar reavaliação à Meta, a página da Fenaj voltou, mas a entidade segue impedida de publicar novos conteúdos. A mensagem agora é de que a página está “restrita”.

A moderação de conteúdo, a priori, pelas plataformas, trata-se da aplicação pelas de suas próprias regras, estabelecidas em suas políticas de comunidade e seus termos de serviços.

Tal situação caracteriza a censura privada das plataformas de redes sociais que, por meio de denúncias dos usuários ou da detecção via moderação humana ou automatizada, acabam banindo perfis ou páginas que supostamente ferem seus padrões de comunidade. Sem comunicação prévia e sem contato humano com responsáveis, resta aos usuários aguardarem a revisão das medidas adotadas.

No caso da página da Fenaj milhares de jornalistas seguem prejudicados, pois têm conhecimento das ações da entidade representativa da categoria por meio do Facebook.

A diretoria da Federação lamenta a situação e reforça seu posicionamento a favor de uma legislação que regule a atuação das plataformas no Brasil.

(Imagem: Reprodução / Facebook)