Ciência e Tecnologia

Plataforma de pesquisa de preços da Sefaz completa seis anos

Para conhecer a Economiza Alagoas acesse economizaalagoas.sefaz.al.gov.br e fique por dentro das novidades

Por Mariângela Martins / Ascom Sefaz 24/08/2023 16h09 - Atualizado em 25/08/2023 00h31
Plataforma de pesquisa de preços da Sefaz completa seis anos
Plataforma foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da secretaria - Foto: Ascom Sefaz/AL

A plataforma do Economiza Alagoas completa 6 anos neste mês de agosto, com a marca de mais de 1,3 milhões de acessos em seu site. Desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação (T.I.) da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) e apresentada em 2017, durante o Hackathon Insano – 72 Horas, o sistema operacional é composto por um site e um conjunto de serviços públicos na forma de webservice.

"O projeto Economiza Alagoas é constituído por uma página na web e uma API [Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos], que pode ser solicitada por qualquer pessoa que queira utilizá-la em outras aplicações, como desenvolvimento de aplicativos ou criação de outras páginas na web, usando como base os dados fornecidos pela Economiza Alagoas", explica o líder do projeto, Eduardo Calheiros.

Disponível no endereço eletrônico economizaalagoas.sefaz.al.gov.br/ , a plataforma pode ser acessada pelo computador ou celular (Android e iOS). Seu site já contabiliza mais de 4 milhões de pesquisas de preços realizadas por seus usuários. Já sua API possui mais de 300 usuários cadastrados e uma média de 500 mil requisições para ter acesso aos dados fornecidos pelo sistema operacional. Segundo Calheiros, esses usuários são em sua maioria estudantes e empresas de farmácias e supermercados.

Atualmente, a plataforma que ajuda os alagoanos a encontrar o melhor valor, entre milhares de produtos comercializados nas lojas dos 102 municípios alagoanos, fornece mais de 5 milhões de preços por dia, para pesquisa. Vale destacar que as informações disponibilizadas na Economiza Alagoas, como código de barras e valor dos produtos são obtidos a partir de vendas reais realizadas por todos os estabelecimentos que emitem Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) no estado de Alagoas.

Para o líder do projeto, embora o site seja de grande utilidade, o percentual de cidadãos que conhecem a plataforma ainda é muito pequeno. "Queremos cada vez mais alagoanos usando e se beneficiando com a Economiza Alagoas. Por isso, estamos sempre pensando em novidades para a plataforma. E num futuro próximo iremos disponibilizar uma integração do login com o gov.br [portal do Governo Federal], possibilidade do usuário fazer um "like" nas cestas públicas de outros usuários e uma melhoria em seu visual", afirma Calheiros.