Ciência e Tecnologia

Anatel libera 5G em mais 11 municípios de Alagoas

Maceió foi a primeira cidade do estado a receber sinal, em setembro de 2022

Por Tribuna Hoje 24/02/2023 21h55
Anatel libera 5G em mais 11 municípios de Alagoas
Tecnologia 5G começou a funcionar em Maceió no dia 19 de setembro - Foto: Edilson Omena

A partir de segunda-feira (27), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) irá liberar o sinal 5G em 11 municípios de Alagoas, proporcionando conexões mais estáveis e maior velocidade. As operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras dos lotes nacionais da faixa de 3,5 GHz do leilão do 5G, serão responsáveis por solicitar o licenciamento à Anatel e oferecer o serviço aos seus clientes, sem cobrança extra nos planos.

O sinal será liberado no Rio Largo, Marechal Deodoro, Pilar, Murici, Messias, Barra de Santo Antônio, Satuba, Paripueira, Barra de São Miguel, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco.

No entanto, para que as cidades possam utilizar o novo sinal, é necessário adaptar os equipamentos de TV, como a antena parabólica, para evitar interferências. A previsão é que o 5G seja ativado em todo o Brasil até 2029.

Além dessas cidades, outros 28 municípios do estado tiveram o planejamento para a liberação do sinal aprovado e devem ter o 5G disponível até julho deste ano. São eles: Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Flexeiras, Atalaia, Maribondo, Anadia, Tanque d'Arca, Taquarana, Belém, Igaci, Craíbas, Coité do Nóia, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Arapiraca, São Sebastião, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Jequiá da Praia, São Miguel dos Campos, Roteiro e Piranhas.

5G em Maceió

Maceió foi a primeira cidade do estado a receber o sinal, em setembro de 2022, e as demais cidades foram definidas pelo GAISPI (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz), seguindo as diretrizes do Edital do 5G. Além dos municípios alagoanos, outras 336 cidades em todo o país também receberão o sinal na mesma data.

Em novembro do ano passado, foi divulgado pela Conexis Brasil Digital o ranking das Cidades Amigas do 5G. Nele, Maceió ocupava a 21ª colocação entre as 27 capitais no ranking das Cidades Amigas do 5G e 82ª entre as 155 maiores cidades. O levantamento é estabelecido a partir de critérios como as restrições, burocracia, prazo, onerosidade e efetividade para a implantação de Estações Radio Base (ERBs) e Redes (subterrâneas ou aéreas).

Velocidade: tecnologia é 20 vezes mais rápida que a geração anterior

A tecnologia 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis, entregando alta velocidade nas conexões de internet em aparelhos compatíveis com a tecnologia e sendo 20 vezes mais rápida que a 4G.

Segundo a Anatel, diferentemente das mudanças nas gerações passadas (2G, 3G e 4G), o foco não está somente no incremento de taxas de transmissão, mas também na especificação de serviços que permitam o atendimento a diferentes aplicações.

A exemplo do que ocorreu com o 4G, que introduziu diferentes modelos de negócios e a “era dos aplicativos”, os avanços que virão com o 5G devem ocorrer com o tempo, à medida que diferentes segmentos comerciais encontrarem soluções para atender às suas necessidades e às demandas das pessoas e dos negócios.

Para o funcionamento da internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. As operadoras não estão pedindo a troca de chip. Também é preciso estar nos bairros cobertos pelo sinal 5G, que inicialmente está funcionando em áreas escolhidas pelas companhias telefônicas.

Dados da Anatel mostram que, atualmente, 104 modelos de celular de empresas como Apple, Samsung, Xiaomi e Motorola estão aptos a realizar a conexão com a rede 5G.

Tags: