Ciência e Tecnologia

Maceioenses falam sobre experiência com sinal 5G

Conforme Anatel, ainda não há previsão de funcionamento da tecnologia em toda capital por questões de legislação

Por Luciana Beder – Colaboradora com Tribuna Independente 10/02/2023 10h06 - Atualizado em 10/02/2023 14h35
Maceioenses falam sobre experiência com sinal 5G
Usuários relatam experiências positivas com a tecnologia 5G, embora ela ainda não atenda toda a capital - Foto: Adailson Calheiros

Quatro meses após a implantação do sinal 5G em Maceió, os usuários têm relatado experiências positivas com a tecnologia. A funcionária pública Maria Eliane mora no Tabuleiro dos Martins e afirmou não ter dificuldade para usar o 5G. “Funciona bem, nunca tive problema com o sinal. Em todo local, consigo usar bem o 5G. É bem legal, funciona mais rápido do que o 4G”, disse.

A funcionária pública Mariana Maia mora no bairro da Jatiúca e disse também que a tecnologia 5G funciona sem problemas. “Funciona direitinho. Eu que não uso muito porque deixo mais conectado ao wi-fi, mas quando uso funciona direitinho, é mais rápido do que o 4G”, afirmou.

O estudante Anderson Rafael mora na Massagueira, em Marechal Deodoro, mas contou que toda vez que está em Maceió consegue usufruir do sinal 5G, apesar de sofrer com oscilação.

“Geralmente, consigo utilizar no Centro, aí sinto a velocidade melhor, fica bem mais rápido. O problema é que não tem uma constância, oscila entre 4G e 5G”, disse.

O vendedor Jackson Lima ainda não tem aparelho compatível com o sinal 5G, mas pretende adquirir. “Acho que é um grande salto tecnológico, que vai muito além do nosso uso no dia a dia. A gente consegue navegar com maior rapidez, fluidez, mas também tem o lado da Internet das Coisas, a IoT, e a inteligência artificial que tem sido desenvolvida”, afirmou.

Por outro lado, muitos usuários ainda não entendem sobre essa nova geração da internet móvel, como a atendente Ariany Maria, que tem aparelho compatível com a tecnologia, mas não sabe como funciona. “Eu comprei o A32 da Samsung versão 5G, mas não sei como utilizar, se o 5G já funcionou alguma vez. Eu só ativo meus dados móveis e uso”, contou.

De acordo com o gerente da Anatel em Alagoas, Douglas Melo, os compromissos assumidos pelas prestadoras no Edital do 5G para o ano passado foram todos cumpridos antes do prazo, por todas as prestadoras, e há também um grande interesse por parte delas em ampliar a cobertura do 5G. Mas, não há previsão para o funcionamento da tecnologia em toda a capital. “O funcionamento do sinal 5G em toda a capital envolve a questão da legislação municipal”, pontuou Melo.

Em novembro do ano passado, foi divulgado pela Conexis Brasil Digital o ranking das Cidades Amigas do 5G. Nele, Maceió ocupava a 21ª colocação entre as 27 capitais no ranking das Cidades Amigas do 5G e 82ª entre as 155 maiores cidades. O levantamento é estabelecido a partir de critérios como as restrições, burocracia, prazo, onerosidade e efetividade para a implantação de Estações Radio Base (ERBs) e Redes (subterrâneas ou aéreas).

A Prefeitura de Maceió afirmou que tem trabalhado intensamente para a implementação do 5G no município, não só no seu aspecto de telecomunicação. Tem discutido o 5G para além da questão de sinal, buscando formas de fazer com que a nova geração de internet seja aproveitada 100%.

A Prefeitura de Maceió afirmou que tem trabalhado intensamente para a implementação do 5G no município, não só no seu aspecto de telecomunicação. Tem discutido o 5G para além da questão de sinal, buscando formas de fazer com que a nova geração de internet seja aproveitada 100%.

Atualmente, a Prefeitura aguarda o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) liberar o restauro da área onde serão implementados postes para a instalação de luminárias inteligentes, em um ambiente sandbox no bairro do Jaraguá, para identificar soluções que possam ser utilizadas em larga escala na cidade decorrentes, da parceria com a ABDI no projeto Conecta 5G.

Velocidade: tecnologia é 20 vezes mais rápida que a geração anterior

A tecnologia 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis, entregando alta velocidade nas conexões de internet em aparelhos compatíveis com a tecnologia e sendo 20 vezes mais rápida que a 4G.

Segundo a Anatel, diferentemente das mudanças nas gerações passadas (2G, 3G e 4G), o foco não está somente no incremento de taxas de transmissão, mas também na especificação de serviços que permitam o atendimento a diferentes aplicações.

A exemplo do que ocorreu com o 4G, que introduziu diferentes modelos de negócios e a “era dos aplicativos”, os avanços que virão com o 5G devem ocorrer com o tempo, à medida que diferentes segmentos comerciais encontrarem soluções para atender às suas necessidades e às demandas das pessoas e dos negócios.

Para o funcionamento da internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. As operadoras não estão pedindo a troca de chip. Também é preciso estar nos bairros cobertos pelo sinal 5G, que inicialmente está funcionando em áreas escolhidas pelas companhias telefônicas.

Dados da Anatel mostram que, atualmente, 104 modelos de celular de empresas como Apple, Samsung, Xiaomi e Motorola estão aptos a realizar a conexão com a rede 5G.