Ciência e Tecnologia

Maceió ocupa 21ª posição entre as capitais no ranking das Cidades Amigas do 5G

Segundo Anatel, capital não tem boa classificação por conta da legislação desatualizada e isso causará impacto na expansão

Por Luciana Beder com Tribuna Independente 29/11/2022 06h54 - Atualizado em 29/11/2022 17h46
Maceió ocupa 21ª posição entre as capitais no ranking das Cidades Amigas do 5G
Sinal da tecnologia 5G começou a funcionar em Maceió no dia 19 de setembro; dois meses depois, capital ainda não tem uma boa classificação no ranking de expansão da cobertura - Foto: Edilson Omena

Dois meses após implantação do sinal 5G, Maceió ocupa a 21ª colocação entre as 27 capitais no ranking das Cidades Amigas do 5G e 82ª entre as 155 maiores cidades. O levantamento é estabelecido a partir de critérios como as restrições, burocracia, prazo, onerosidade e efetividade para a implantação de Estações Radio Base (ERBs) e Redes (subterrâneas ou aéreas).

O sinal 5G começou a funcionar na capital no dia 19 de setembro. De acordo com o gerente da Anatel em Alagoas, Douglas Melo, por conta da legislação desatualizada, Maceió não tem uma boa classificação no ranking e isso, certamente, irá impactar negativamente na expansão da cobertura do 5G em patamares muito além dos compromissos assumidos no edital.

“É fácil compreender o comportamento das operadoras. Imagine que a quantidade de antenas necessárias para uma boa operação do 5G é de, pelo menos, dez vezes mais do que a necessária para o 4G. No Brasil, temos 5.568 municípios, cada um com diferentes exigências, taxas e prazos para a aprovação da instalação das antenas do 5G e, como tempo e dinheiro são recursos escassos, é bem provável que as operadoras irão preferir direcionar seus recursos para aqueles municípios que já adequaram sua legislação à Lei Geral das Antenas”, explicou Melo.

Ainda segundo o gerente da Anatel em Alagoas, os compromissos assumidos pelas prestadoras no edital do 5G para este ano de 2022 já foram todos cumpridos, por todas as prestadoras, e há também um grande interesse por parte delas em ampliar a cobertura do 5G. Mas não há previsão para o funcionamento da tecnologia em toda a capital. “O funcionamento do sinal 5G em toda a capital envolve justamente a questão da legislação municipal”, pontuou Melo.

O gerente de loja Jonas Farias contou que, nos bairros que consegue utilizar a tecnologia, percebe alta velocidade nas conexões. “Modificou a conectividade, questão de usabilidade. Você consegue utilizar vários aplicativos ao mesmo tempo com uma conexão muito maior, consegue ver um vídeo muito mais rápido. O 5G, diferente do 4G, pela velocidade ser muito maior, um vídeo que você vai estar assistindo já carrega por completo. É incrível”, disse.

O vendedor Markys Nogueira também já utiliza o sinal 5G, mas afirmou sofrer muito com oscilação. “Eu utilizo a Claro, em alguns pontos de Maceió já está funcionando, é mais na parte baixa, na Pajuçara, Ponta Verde, que você consegue utilizar melhor. No bairro onde eu moro, por exemplo, que é o Jacintinho, ainda não vi dando área o 5G. Eu percebo que, quando estou acessando a internet, a velocidade é muito maior, tanto para download quanto para receber também, mas ainda oscila muito”, contou.

A subgerente Renata Roseno também disse enfrentar oscilação. “O meu oscila bastante entre 4G e 5G. Mas, quando está no 5G, a velocidade é melhor, fica bem mais rápido. O problema é que não tem uma constância, mas quando funciona, é muito bom”, afirmou.