Ciência e Tecnologia

Uncisal e Secretaria de Ciência e Tecnologia firmam parceria para uso do Centro de Inovação

Universidade ganha espaço para descentralizar atividades e desenvolver projetos tecnológicos

Por Assessoria 16/11/2022 17h03 - Atualizado em 16/11/2022 17h09
Uncisal e Secretaria de Ciência e Tecnologia firmam parceria para uso do Centro de Inovação
Imagem de Destaque A medida deve beneficiar professores, pesquisadores e estudantes, sobretudo de cursos superiores tecnológicos da Uncisal - Foto: Assessoria

Uma parceria entre a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) deve impulsionar a produção científica no estado. As duas instituições assinaram, nesta quarta-feira (16), um termo de cooperação técnica que garante o uso de espaços no Centro de Inovação do Polo Tecnológico, em Jaraguá, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas.

Na prática, a parceria vai assegurar que projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Uncisal (NIT/Uncisal) possam contar com a estrutura física disponibilizada no Polo de Inovação. A medida deve beneficiar professores, pesquisadores e estudantes, sobretudo de cursos superiores tecnológicos da Uncisal.

Para o reitor Henrique de Oliveira Costa, a formalização do termo de cooperação deve produzir resultados significativos para o desenvolvimento científico em Alagoas. “Este é um momento muito importante para a Uncisal. Agora, a universidade, através do NIT, tem o seu espaço no Polo de Inovação de Jaraguá, o que deve alavancar nossas pesquisas e gerar produtos relevantes para toda a sociedade alagoana”, explicou.

A vice-reitora da Uncisal, Ilka Soares, também pontua os avanços com a parceria. “Hoje a universidade assina esse enlace, o que deve contribuir com novos eventos, com instruções, com parcerias e, cada vez mais, trazer a universidade para a ciência, tecnologia e inovação. Esta é uma conquista importante para os nossos docentes e para os nossos estudantes e deve trazer resultados positivos para a Uncisal”, frisou a vice-reitora.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sílvio Bulhões, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do estado. “Para nós é um momento de alegria formalizar esse processo, para implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uncisal no Centro de Inovação, uma ação que faz total sentido e que busca fortalecer os cursos voltados à tecnologia e integrar com o mercado de trabalho em Alagoas, que hoje está pujante, especialmente, conduzido pelo Centro de Inovação”, concluiu.

Também participaram da assinatura a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, Mara Cristina Ribeiro, a professora Edileuza Leão, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uncisal, e o técnico Elton Oliveira.