Ciência e Tecnologia

Alagoas sedia capacitação nacional dos HUBs Senai de Inovação e Tecnologia

Por Assessoria 10/11/2022 14h28
Alagoas sedia capacitação nacional dos HUBs Senai de Inovação e Tecnologia
Representantes de dez estados discutem integração da rede nacional - Foto: Assessoria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas recebeu representantes de outros nove departamentos regionais para uma capacitação de alinhamento metodológico da atuação dos HUBs Senai de Inovação e Tecnologia. A iniciativa é do Senai Nacional.

Nessa quarta-feira, 9, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, recepcionou o diretor de Operações do Senai/DN, Gustavo Leal, e o gerente de Inovação, Roberto de Medeiros Junior, que aproveitaram a vinda ao estado para conhecer a operação do Senai/AL. 

Eles foram acompanhados pelo diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes, e pela diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai em Alagoas, Cristina Suruagy.

De acordo com Lyra, o treinamento vai fortalecer a atuação conjunta entre os estados para o crescimento da indústria e o desenvolvimento da economia. “O HUB Senai de Alagoas está diretamente conectado aos Institutos Senai de Inovação e de Tecnologia para atender às demandas locais utilizando as competências da rede nacional”, revelou o presidente da Fiea, durante a solenidade de abertura.

No âmbito local, Lyra destacou as parcerias com indústrias, startups, Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal) e prefeituras na realização de diversos programas e ações. “A atuação do HUB Senai de Inovação e Tecnologia de Alagoas tem sido importante para conectar o Senai ao ecossistema de inovação alagoano e, especialmente, para aproximar nossa instituição das indústrias”, afirmou.

Encerrado na manhã desta quinta-feira, 10, o treinamento reuniu representantes de estados que possuem HUBs Senai em operação e em fase de implantação – Alagoas, Acre, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Roraima e Maranhão.

Este é a segunda capacitação promovida pelo Senai Nacional. “O primeiro treinamento foi em dezembro do ano passado e também foi sediado aqui em Alagoas. Neste segundo, são trabalhadas algumas ferramentas de prospecção, de posicionamento dos HUBs e para buscar, também, uma integração desses estados que estão com esse modelo de negócio em operação”, disse o gerente de Inovação e Tecnologia do Senai/AL, Maicon Lacerda.