Ciência e Tecnologia
Evento da Ufal discute aplicações de inteligência artificial na Educação
Promover e contribuir com a troca de experiência entre pesquisadores e profissionais sobre a adoção e implementação de Learning Analytics, fornecer insights e apresentar ferramentas e estratégias, são alguns dos objetivos do 1º Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil. O evento, que faz parte do 11º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022), vai acontecer no dia 16 de novembro em Manaus-AM.
“Learning Analytics é uma área recente que utiliza técnicas de estatística e inteligência artificial para extrair informações úteis e dar suporte à tomada de decisão educacional”, explica o professor Rafael Mello, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), um dos coordenadores do evento e pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O professor revela que esse campo de estudo busca realizar análise de dados educacionais para dar suporte à decisão de maneira a auxiliar gestores, professores e alunos na melhoria de processos de ensino e aprendizagem, sendo útil para a visualização de dados educacionais e análises de interações de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem. Segundo Mello, uma diferença dessa área para outras similares é o fato de que as aplicações desenvolvidas não tomam decisões sozinhas, elas sempre precisam de uma pessoa para decidir: "O foco é sempre em melhorar a aprendizagem dos alunos e dar suporte ao professor para trabalhar as metodologias de ensino e aprendizagem".
O vice-diretor do Nees, Diego Dermeval, professor da Faculdade de Medicina da Ufal, também é um dos coordenadores do evento, em que serão apresentados dois artigos que farão parte dos anais do Congresso, frutos de projetos desenvolvidos por pesquisadores do Núcleo em parceria com o Ministério da Educação. Em um deles, são listadas várias ferramentas de visualização para a análise de dados sobre o Plano Nacional de Educação. O artigo ressalta os pontos positivos e negativos das ferramentas de inteligência empresarial já existentes e propõe melhorias que serão desenvolvidas e testadas ao longo do projeto.
Já o outro artigo apresenta uma solução para Learning Analytics desconectada, em que técnicas de inteligência artificial podem ser aplicadas em escolas sem acesso à internet e sem equipamentos de última geração.
As inscrições no Workshop estão disponíveis até o início do evento. Mais informações sobre o CBIE 2022 bem como o valor das taxas de inscrição podem ser acessados neste site.
Mais informações:
Site do workshop: https://sites.google.com/view/wapla2022/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0
Inscrições para o XI Congresso Brasileiro de Informática e Educação (CBIE 2022): https://ceie.sbc.org.br/evento/cbie2022/inscricoes/
E-mail: [email protected]
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
5Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT