Ciência e Tecnologia

Sesi/AL participa do lançamento da temporada 2020/2023 dos desafios de robótica

FTCamb compartilha experiência com participantes de todo o país durante evento

Por Assessoria 14/09/2022 13h55
Sesi/AL participa do lançamento da temporada 2020/2023 dos desafios de robótica
Temporada de competições - Foto: Assessoria

O Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) lançou, nessa terça-feira (13), a temporada 2022/2023 das competições de robótica First Lego League (FLL) Challenge, First Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools!, por meio de uma transmissão ao vivo no canal Sou Robótica do YouTube.

Vencedora do prêmio Inspiração do Festival Sesi de Robótica, a equipe FTCamb, da Escola Sesi Cambona, foi convidada a relatar, para os participantes de todo o país, as experiências que adquiriu durante as disputas. “O conselho que eu dou [aos novos competidores] é ter calma e força de vontade. Foi o que eu tive muito nessa temporada. E trabalhar muito em equipe”, disse o aluno Bruno Mendes, 17.

Thiago Moisés, 17, revela que o clima de união da equipe – ele diz que são “quase irmãos” – contribui para o resultado positivo, mas, o grande diferencial está na forma como eles organizam e utilizam as informações. “A gente tinha sempre uma documentação que era feita durante toda a temporada. Quando precisávamos resolver uma situação, a gente já tinha tudo documentado, voltava lá atrás para recuperar tudo isso”, destacou.

O documento da última temporada conta com mais de 400 páginas. “Tem registro da construção do robô, dos processos de administração da equipe, patrocínios, conversas com outras equipes...”, explica.

Nesta temporada, o tema dos desafios será “Energize”, voltado ao uso sustentável da energia. A Rede Sesi de Educação Básica já trabalha para manter a tradição de sempre chegar entre os primeiros lugares nas competições de robótica. “A expectativa é a gente classificar nossas equipes do FLL para o internacional, como foi nessa última temporada”, disse o coordenador de Robótica do Sesi/AL, professor Eduardo Monteiro.

O Sesi Alagoas participa dos eventos com duas equipes de FTC, a FTCamb (Sesi Cambona) e a FTBen (Sesi Senai Benedito Bentes). No desafio FLL, serão quatro times: Robocamb e Cambtec (Sesi Cambona), Roboben e Robomac (Sesi Senai Benedito Bentes). Na categoria FRC, a BBTECH (Sesi Senai Benedito Bentes) também se prepara para competição regional.