Ciência e Tecnologia

Artemis I lança as bases para a colonização da Lua

Por G1 27/08/2022 17h09 - Atualizado em 27/08/2022 18h11
Artemis I lança as bases para a colonização da Lua
O foguete SLS da NASA no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida, Estados Unidos - Foto: AP Photo/Terry Renna

As expectativas para a década de 2030 são grandes: volta à Lua e a colonização do satélite da Terra e, quem sabe, até de Marte. O pontapé inicial para essas grandes conquistas será dado ainda neste mês, com o lançamento da missão Artemis I, na próxima segunda-feira (29).

Apesar de ser uma missão de teste não tripulada, Artemis I é o primeiro passo para a volta do homem à Lua desde a missão Apollo 17 de 1972. A colonização da Lua é fundamental para a exploração de Marte, pois o satélite natural da Terra serviria com uma espécie de pit stop para as longas viagens ao planeta vermelho.

Segundo os parceiros na Artemis, a Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA), o programa destacará o que mudou na exploração espacial nos últimos 50 anos. E muita coisa mudou desde 1972.

A visão e tecnologia, por exemplo, estão mais avançadas. A Artemis planeja que o homem chegue à Lua em 2025 e viagens nos anos seguintes estabelecerão uma colonização mais permanente.

"No início, astronautas irão à Lua para passar uma semana, mas, no futuro, integrantes das missões Artemis ficarão um mês ou dois lá. Em algum momento, haverá então assentamentos permanentes", afirmou Jürgen Schlutz, engenheiro aeroespacial da ESA.

A missão Artemis também marcará a primeira caminhada na Lua de uma mulher e de uma pessoa de cor.