Ciência e Tecnologia

Professora Sílvia Uchôa assume Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufal

Por Assessoria 20/07/2022 10h03
Professora Sílvia Uchôa assume Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufal
Essa é a segunda vez que a docente do Profnit/IQB vai coordenar as atividades do setor estratégico vinculado à Propep - Foto: Divulgação

A professora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Ufal, Sílvia Uchôa, é a nova coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), setor estratégico vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) da Universidade.

Ela assumiu o cargo no início de julho e dá continuidade aos trabalhos realizados pelo seu antecessor, o professor Pierre Barnabé Escodro.

Essa é a segunda vez que Uchôa assume o NIT. Ela conta que a expectativa é de trazer a experiência vivenciada anteriormente acrescida aos conhecimentos agregados pela atuação junto ao Profnit, em que já foi vice-coordenadora do Ponto Focal Ufal e, atualmente, trabalha como docente. A partir do que já existe, ela afirma que pretende propor melhorias que possam promover o crescimento da Ufal nas áreas de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo.

“Na primeira vez em que estive à frente do NIT e do Programa de Empreendedorismo da Ufal havia todo um aprendizado sendo desenvolvido, tanto no aspecto pessoal como institucional. Agora, o conhecimento já existe e a instituição se encontra mais madura para avançar”, destaca. E garante: “Vamos fazer o melhor para continuar o crescimento da inovação na Ufal e no Brasil. Eu agradeço a oportunidade de integrar a equipe da Ufal mais uma vez”.

Atuando também como diretora técnica do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) desde 2021, a coordenadora reconhece que os desafios são muitos e os principais “são a falta de pessoal para o desenvolvimento das atividades inerentes aos diversos processos envolvidos, a diminuição dos recursos para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e para as Universidades Federais, além das consequências da pandemia de covid que ainda está entre nós”.

Para lidar com um cenário tão desafiador, Sílvia planeja uma série de projetos para estimular a inovação no âmbito institucional. “Pretendemos incentivar a comunidade universitária por meio de sensibilizações, a exemplo de cursos rápidos, sobre os diversos aspectos da propriedade intelectual, da transferência de tecnologia e do empreendedorismo, buscando parcerias para melhorar as condições para práticas eficientes, como a inovação aberta”, adianta.

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, falou sobre a satisfação de receber a professora Sílvia Uchôa e destacou a trajetória da nova coordenadora. “Ela somará toda a sua experiência e competência à gestão. Sílvia traz oito anos de bagagem de Propep, coordenação de ações na área de inovação, capacidade de realização e liderança ímpares. Obrigado por aceitar este desafio e dar continuidade ao trabalho lindo que vem sendo feito pelo Pierre e que foi iniciado pela própria Sílvia nos idos de 2008”, reconheceu Tonholo.

Dedicação às ações de extensão e pesquisa


Pierre Barnabé Escodro é professor do curso de Medicina Veterinária da Ufal e estava na coordenação do NIT desde 2020. Conhecido por sua prontidão para o trabalho e disposição para realizar, durante sua gestão, o NIT alcançou 32 novas patentes e 36 novos programas de computação depositados só em 2020, sendo o maior número de patentes depositadas no período de um ano na Ufal.

Idealizador e fundador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi) da Ufal, iniciativa reconhecida por suas ações em favor da promoção da saúde e do bem-estar animal, o docente optou por deixar o cargo de gestão e se dedicar integralmente às atividades acadêmicas.

“Estarei na correria dos projetos de extensão e pesquisa nas ciências agrárias e da saúde, que é onde amo estar, sempre levando nossa Ufal para mais perto das comunidades e empresas”, falou o docente.

E continuou: “Agradeço a todos pelo convívio e aprendizado nesses mais de dois anos, em especial ao reitor Tonholo. Professora Sílvia Uchôa continuará e melhorará nosso trabalho na coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica. E contem sempre comigo!”

O reitor da Ufal reconheceu o trabalho do professor Pierre ao longo desses dois anos e agradeceu o empenho do docente na área de inovação da Ufal. “Agradeço a competência e dedicação do Pierre a uma causa. Pierre é cumpridor de missões! Cumpriu com devoção a missão dada, mas ainda há várias outras missões de relevância a serem trilhadas em favor da Ufal, de Alagoas e do país!

Meu abraço forte e carinhoso a este meu amigo do coração!”, disse o reitor.


Professor Pierre Barnabé ficou dois anos à frente do NIT/Propep da Ufal