Nasa compartilha lista de alvos cósmicos para primeiras imagens do telescópio Webb

Primeiras fotos coloridas de alta resolução será lançadas em 12 de julho; observatório capturou nebulosas, exoplanetas e aglomerados de galáxias

Por CNN Brasil 08/07/2022 17h23
Telescópio Webb foi lançado no espaço em dezembro de 2021 - Foto: Reprodução

O Telescópio Espacial James Webb lançará suas primeiras imagens coloridas de alta resolução em 12 de julho, uma das quais “é a imagem mais profunda que já foi tirada do nosso universo”, de acordo com o administrador da Nasa, Bill Nelson.

O observatório espacial, lançado em dezembro de 2022, poderá espiar dentro das atmosferas dos exoplanetas – ou seja, corpos celestes que estão fora do sistema solar – e observar algumas das primeiras galáxias criadas após o início do universo, visualizando-as através de luz infravermelha, invisível ao olho humano.

O primeiro lançamento de imagem destacará as capacidades científicas do Webb, bem como a habilidade de produzir retratos espetaculares de seu enorme espelho dourado e dos seus instrumentos científicos.

Os primeiros cinco alvos cósmicos do Webb foram compartilhados pela Nasa nesta sexta-feira (8), que forneceu um teaser do que podemos esperar no lançamento.

Os pontos a serem fotografados foram selecionados por um comitê internacional, incluindo membros da Nasa, da Agência Espacial Europeia, da Agência Espacial Canadense e do Space Telescope Science Institute em Baltimore.

Um dos alvos é a Nebulosa Carina, localizada a 7.600 anos-luz de distância. Este berçário estelar é uma das maiores e mais brilhantes nebulosas do céu e abriga estrelas muito mais massivas que o nosso Sol.

Além disso, o primeiro espectro colorido de um exoplaneta, conhecido como WASP-96b, também será compartilhado na terça-feira (12). A imagem incluirá diferentes comprimentos de onda de luz que podem revelar novas informações, como descobrir se o planeta localizado a 1.150 anos-luz da Terra tem uma atmosfera.

O gigante planeta gasoso, que foi descoberto em 2014 e tem metade da massa de Júpiter, completa uma órbita em torno de sua estrela a cada 3,4 dias.