Ciência e Tecnologia

Encontro discute sociedade e ciência em Alagoas

Por Tribuna Independente 31/05/2022 07h18
Encontro discute sociedade e ciência em Alagoas
Professora Natercia Lopes, uma das organizadoras do evento - Foto: Edilson Omena

A nova edição em formato híbrido do XII ENCCULT - Encontro Científico Cultural de Alagoas acontece de 27 a 30 de setembro em Maceió e tem como tema nesta edição a Sociedade e Ciência: um diálogo necessário. São 12 anos contribuindo para o fomento das discussões científicas no âmbito interdisciplinar, congregando pesquisadores de diferentes instituições no contexto local e regional. A inscrição já está aberta e segue até julho.

O TH Entrevista recebeu a Professora Doutora Natercia Lopes, uma das organizadoras do evento, que explicou como vai funcionar o congresso. De acordo com a docente, o X ENCCULT teve uma ampliação no número de participantes, bem como a sua escala de inserção, devido à virtualidade imposta pela pandemia, mas também foi um dos fatores motivadores para a participação de pesquisadores de diferentes partes do Brasil.

“Observamos que é importantíssimo estarmos de portas abertas, desencapsularmos daqueles muros da universidade e nos mostrarmos para toda a comunidade interna, externa e sociedade. O encontro tem mais essa preocupação, como sempre teve nos anos anteriores, mas agora isso ficou mais evidente por conta de muitas discussões que nós temos feito dentro do campo científico e dos fóruns”, salientou.

“Mostrando o quanto é importante a universidade estar dando espaço para toda a sociedade participar dessas produções. Esse ano o evento vai ser diferente do ano passado que foi totalmente virtual, agora será híbrido alternando entre momentos virtuais e presenciais, mas mesmo os momentos presenciais terão transmissão simultânea”, reforçou Natercia Lopes.

Ainda conforme a professora, não haverá nenhum tipo de perda para quem não possa estar presente nos Campi.

“Foram mais de 1100 inscritos, distribuídos em 18 Grupos de Trabalhos sobre diversas temáticas. Em 2021, no XI ENCCULT, ultrapassamos 1200 participantes entre professores, pesquisadores e estudantes com 30 grupos de trabalho”, comemorou.

De acordo com Natercia Lopes, o XII ENCCULT, terá formato híbrido - virtual com algumas atividades presenciais - transmitido simultaneamente e acontecerá de 27 a 30 de setembro de 2022, em Maceió. “Será composto por um conjunto de atividades em diversas áreas, distribuídas nos 17 Grupos de Trabalho (GTs) previstos, além das conferências, mesas-redondas, e palestras. Teremos ainda, o já tradicional concurso de fotografias”, pontuou.

A professora explicou que a submissão de trabalhos será realizada através da Plataforma Doity, onde todos os autores e coautores precisam estar cadastrados para que o trabalho seja submetido, sendo o pagamento obrigatório para todos os participantes. “Cada autor poderá submeter até seis trabalhos, sendo três artigos como autor principal, e podendo enviar no máximo três artigos como coautor. Somente serão aceitos os trabalhos enviados no template definido para o evento. Os trabalhos inscritos têm a possibilidade de publicação nos Anais do Evento, na revista eletrônica Diversitas Journal ou em livros e-books.Caberá à Comissão Científica do XII ENCCULT indicar, após a avaliação dos trabalhos, o recurso eletrônico no qual o mesmo será publicado”, ressaltou Natercia Lopes.

As inscrições dos trabalhos seguem do dia 02 de maio a 30 de julho de 2022. Setembro 2022, Dias 27 e 28 (GT’s de 1 a 9) dias 29 e 30 (GT’s 10 a 17). Acompanhe as novidades do XII ENCCULT na Programação no www.enccult.org e nas redes sociais.