Ciência e Tecnologia

Setor de tecnologia lidera com as vagas mais difíceis de preencher no Brasil

Dados do Indeed mostram que cargo de DevOps Engineer é o mais difícil de ser preenchido

Por Assessoria 17/05/2022 13h46
Setor de tecnologia lidera com as vagas mais difíceis de preencher no Brasil
Embora as vagas em tecnologia dominem a maior parte da lista do Indeed, é possível encontrar outra posição específica onde a porcentagem de vagas abertas por 60 dias ou mais também é alta - Foto: Divulgação

Após dois anos de pandemia e um impacto forte no mercado de trabalho, com demissões em muitos setores, o número de empregos formais parece estar aumentando. Dados da Pnad Contínua, divulgados pelo IBGE, mostram que no primeiro trimestre deste ano o número de trabalhadores com carteira assinada teve alta de 1,1%, representando mais de 380 mil pessoas, quando comparado ao trimestre anterior.

Embora muitas empresas estejam com vagas abertas, empregadores vem encontrando dificuldades para preencher algumas vagas disponíveis. O Indeed, site de empregos número 1 do mundo, compilou dados da plataforma que mostram as posições mais difíceis de preencher no Brasil.

Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed do Brasil, explica o que “os dados mostram vagas abertas por mais de 60 dias no Brasil de janeiro ao fim de março de 2022. Embora as vagas de emprego possam ser abertas por mais de 60 dias por várias razões, o Indeed usa essa medida como uma aproximação para dificuldade de contratação”.

Faltam profissionais de tecnologia


A lista do Indeed traz posições em diferentes setores, mas o que chama atenção é o setor de tecnologia. Dentre as 15 vagas mais difíceis de preencher, 11 são de tecnologia, confirmando a realidade de falta de profissionais no setor. Um relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação mostrou que o déficit de profissionais do setor pode chegar a 260 mil até 2024.

A transformação digital acelerada pela pandemia fez com que as vagas no setor aumentassem no mundo inteiro, e além da falta de profisisonais qualificados, as empresas também precisam trabalhar para reter os talentos que conseguem recrutar.

“Estamos vendo muitas empresas com dificuldades em preencher vagas de TI, principalmente desenvolvedores. O mercado está realmente com uma alta demanda no setor de tecnologia e parece não haver a mesma oferta de profisisonais qualificados. Por outro lado, os profissionais que são qualificados têm a possibilidade de escolher onde querem trabalhar, o que acende um alerta para as empresas sobre a importância de reter talentos”, afirma Calbucci.

De acordo com os dados do Indeed, o cargo mais difícil de preencher é o de Development Operations Engineer (o chamado DevOps Engineer), em que 59% das vagas ficam abertas por mais de 60 dias na plataforma. Engenheiro de software, desenvolvedor java e desenvovledor back-end também figuram na lista, com 49%, 46% e 45% de vagas não preenchidas, respectivamente.

Setor de serviços


Embora as vagas em tecnologia dominem a maior parte da lista do Indeed, é possível encontrar outra posição específica onde a porcentagem de vagas abertas por 60 dias ou mais também é alta, que é atendente de restaurante, com 46%. De acordo com uma pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), um em cada cinco estabelecimentos (20%) disse estar com dificuldade para recrutar mão de obra.

Veja as vagas mais difíceis de preencher no Brasil, de acordo com o Indeed: Cargo % de vagas abertas por 60 dias ou mais

development operations engineer  - 59

engenheiro de software - 49

atendente restaurante - 46

desenvolvedor android- 46

desenvolvedor java - 46

desenvolvedor back-end - 45

desenvolvedor php - 40

desenvolvedor .net - 38

desenvolvedor front-end - 38

instalador - 38

engenheiro sênior -38

arquiteto de aplicações - 37

analista de desenvolvimento sistemas - 37

consultor sap -37

auditor - 37

Metodologia


Os dados foram obtidos de acordo com as ofertas de emprego publicadas no site do Indeed no Brasil e representam uma lista de empregos abertos por mais de 60 dias, de janeiro até o fim de março de 2022. Embora as vagas possam estar abertas por mais de 60 dias por uma variedade de razões, Indeed usa esta medida como uma proxy para dificuldades na contratação.

Sobre o Indeed Brasil


Por mais de 10 anos, o Indeed tem ajudado candidatos no Brasil durante todas as etapas da busca por emprego - totalmente gratuito. A cada mês são adicionadas mais de 200 mil novas vagas ao Indeed Brasil, e por meio de produtos como o 'Perfil de Empresas', o Indeed dá aos brasileiros acesso a mais de 13,5 milhões de avaliações e comentários sobre empresas, ajudando os candidatos a encontrar lugares incríveis para trabalhar.

Sobre o Indeed


Mais pessoas encontram empregos no Indeed do que em qualquer outro lugar. O Indeed é o site de emprego número 1 no mundo (comScore, março de 2020) e permite aos que procuram emprego procurar milhões de empregos em mais de 60 países e 28 idiomas. Mais de 3 milhões de empregadores usam o Indeed para encontrar e contratar novos empregados, tornando o Indeed o maior site de emprego nos EUA, Canadá, e no mundo. Mais de 250 milhões de pessoas a cada mês procuram empregos, publicam currículos e pesquisam empresas no Indeed, e o Indeed fornece 2,5X mais contratações do que outros locais de trabalho de marca combinados (BreezyHR, 2019). Para mais informações, visite br.indeed.com