Ciência e Tecnologia
Planetário de Arapiraca tem evento para observação do eclipse solar neste sábado (30)
Programação começa a partir das 15 horas
O primeiro eclipse solar deste ano ocorrerá neste sábado (30) e será visto apenas na América do Sul.
No Brasil, os observadores terão a oportunidade de observar apenas uma pequena parte do eclipse. O ponto alto do evento astronômico será às 17h41, no horário de Brasília, e será chamado de “eclipse do pôr-do-sol”.
Os eclipses solares acontecem quando o Sol, a Lua e o planeta Terra se alinham e a Lua passa “na frente” do Sol, bloqueando sua luz e lançando a sombra da Lua em uma parte específica do Planeta Terra.
No evento do próximo sábado (30), o eclipse será parcial, uma vez que a Lua passará apenas por uma parte do Sol, o que também será um momento importante para a observação celeste.
Por conta disso, o Planetário Municipal e Casa da Ciência de Arapiraca, no Lago da Perucaba, terá uma programação especial para observação do fenômeno.
Construído no ano de 2012, na segunda gestão do prefeito Luciano Barbosa, o espaço foi reinaugurado em janeiro deste ano, após receber uma série de investimentos e revitalização em sua estrutura física, funcional e paisagística.
O projeto “Abril olhando para o Céu” começa a partir das 15 horas com a Oficina no Brinca Ciência. Em seguida, a partir das 16 horas haverá sessão astronômica na cúpula digital.
A partir das 17 horas tem sessão de yoga no mirante do Planetário - Surya (Dulce). Às 17h30 tem início a contemplação do eclipse solar parcial, seguida de palestra “Esfera Celeste”.
As pessoas não devem olhar para o Sol a olho nu, segundo recomendação dos astrônomos. A orientação é de que sejam utilizados filtros solares nos telescópios ou nos binóculos.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação