Ciência e Tecnologia
‘Sebrae Like a Boss’ traz oportunidades de internacionalização para startups alagoanas
Negócios inscritos recebem acesso a uma plataforma de conteúdos sobre mercado e internacionalização disponibilizados
Programa criado para dar suporte às startups atendidas pelo Sebrae, o Desafio Sebrae Like a Boss atuou, nos últimos quatro anos, com mais de 4 mil startups em todo o Brasil, realizando ações de qualificação gerencial e aproximação com investidores. Em 2022 o programa segue com suas ações e tem a expectativa de selecionar, em Alagoas, três startups para representar o estado em eventos nacionais e internacionais, gerando novas oportunidades de mercado.
O Desafio Sebrae Like a Boss contará com uma trilha de desenvolvimento para oferecer o melhor conteúdo e vivência para startups, promovendo visibilidade e oportunidades de negócios internacionais. Entre os conteúdos da trilha estão: Workshop sobre Internacionalização; Oficina de Pitch em inglês e Palestra sobre oportunidades no exterior.
Além disso, os participantes irão receber facilitação sobre captação de recursos, palestra sobre mercados internacionais e ecossistema chinês, palestra sobre Soft Landing, workshop sobre negociação intercultural, conhecendo cases de internacionalização, bem como mentorias e workshops sobre inovação e capacitação coletiva on-line de pitchs.
A ideia do programa é capacitar 1,4 mil startups com mais de 300 horas de capacitações e mentorias, qualificar 124 delas e, a partir dessas, selecionar 24 para participar de conexões e premiações internacionais. O Sebrae de cada estado vai selecionar as três melhores startups para seguir no programa.
De acordo com a gerente adjunta da Unidade de Soluções e Inovação (USI) do Sebrae Alagoas, Áurea Andrade, as startups inscritas recebem acesso a uma plataforma de conteúdos sobre mercado e internacionalização disponibilizados pela Rede Inova+. Ela também falou sobre o processo de seleção no estado.
“Na seletiva estadual, as três startups serão selecionadas por meio de uma apresentação de pitch para uma banca composta por empreendedores e representantes de instituições ligadas ao empreendedorismo e a inovação no estado”, afirma Áurea.
Ela enfatizou a importância do programa para que as startups locais ampliem mercado pelo mundo. “Participar desse desafio pode ser o primeiro passo para que as startups acessem outros mercados e se conectem com clientes e potenciais investidores de outros países, a partir de network e da visibilidade promovidos pelo desafio do Sebrae. Além disso, as três startups selecionadas e aprovadas na fase Nacional podem representar o Brasil em competições internacionais, como por exemplo o ‘Get in The Ring’”, conclui.
As 24 startups selecionadas no país irão para o Startup Summit em Florianópolis, no mês de agosto, e disputarão três vagas para representarem o Brasil no Get In The Ring (GITR) 2023 e em outras oportunidades internacionais.
As inscrições para o Sebrae Like a Boss podem ser feitas através do site https://www.startupglobal.com.
Sobre o GITR
O GITR 2023 é uma oportunidade global de startups de diferentes estágios ganharem visibilidade e credibilidade ao vencerem a seletiva nacional e garantirem o seu espaço no MeetUp Global. Cerca de 80 países e mais de 10.000 startups já participaram da competição global, que foi criada com o objetivo de fomentar o mercado do empreendedorismo e inovação, conectando startups com projetos de grande potencial a novas oportunidades de crescimento dos respectivos negócios. No Brasil será a quinta edição reunindo os destaques nacionais na disputa, neste ano em Florianópolis durante o Startup Summit.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação