Ciência e Tecnologia

Só 12% das empresas respondem primeiro contato de possível cliente em menos de 10 minutos

O que não faltam são fatores que podem afetar a conversão da venda de um produto ou serviço

Por Gabriel Sérvio com Olhar Digital 18/04/2022 17h29
Só 12% das empresas respondem primeiro contato de possível cliente em menos de 10 minutos
Atendimento - Foto: Reprodução

Um dos desafios de manter uma empresa relevante no mercado é ter sucesso na conexão com novos clientes. O que não faltam são fatores que podem afetar a conversão da venda de um produto ou serviço, por exemplo, um deles é o tempo de resposta (também conhecido pelo termo em inglês “response time”), especialmente após o primeiro contato de um lead com um vendedor, por exemplo.

Segundo um levantamento da startup Ramper, somente 12,2% das empresas retornam o contato de lead (ou cliente em potencial) em menos de 10 minutos.

A pesquisa, que contou com a participação de mais de 1.900 companhias brasileiras, também revelou outros detalhes:

21,7% das empresas costumam responder o primeiro contato entre 11 e 60 minutos;

32,9% demoram algumas horas para retornar;

15,5% podem levar mais de um dia para entrar em contato;

17,8% não souberam definir um tempo.

Desperdício de oportunidades

Para Ricardo Corrêa, CEO da Ramper, os resultados do estudo mostram que muitas empresas estão desperdiçando oportunidades de negócios por não acompanhar com mais atenção o processo de geração de leads.

“As chances de conversão de um lead dentro dos primeiros dez minutos após o primeiro contato é muito maior. Por isso, empresas, gestores e profissionais da área precisam ficar atentos sobre essa etapa tão fundamental do processo comercial”, afirma.

Outro dado identificado na pesquisa foi que mais de 50% das companhias ainda realizam a distribuição de leads aos vendedores de forma manual ou parcialmente automatizada, o que também pode gerar gargalos e desperdícios de oportunidades.

“Normalmente, o potencial cliente entra em contato com uma empresa por meio de um formulário no site, pelo WhatsApp ou alguma outra plataforma para solicitar um orçamento e, depois, esta solicitação é enviada para o e-mail do vendedor”, comenta o executivo.”Geralmente, este profissional passa o dia ocupado com reuniões comerciais, neste meio tempo, o potencial cliente ficou sem resposta e pode já ter sido cativado por outra marca que respondeu com maior agilidade”.

“Algumas companhias têm essa etapa semi-automatizada, com um software que alerta o vendedor ou faz o envio de uma resposta padrão automática. Automatizar o processo é fundamental para melhorar o response time e, consequentemente, as vendas”, explica o CEO da Ramper.

O executivo conclui que não adianta investir alto em mídia paga e outros canais de marketing “se grandes oportunidades são desperdiçadas” pela demora ao entrar em contato com os clientes.

“O caminho é automatizar as etapas e garantir um tempo de resposta curto para que mais negócios sejam fechados. Quanto mais ágil e fluido é o processo, maiores são as chances de conversão em venda”, conclui Corrêa.