Ciência e Tecnologia

Sedetur recebe equipe de robótica do Sesi Alagoas

Estudantes estão desenvolvendo um robô especializado em transporte de carga para uma competição internacional.

Por Ascom Sedetur 11/04/2022 09h43 - Atualizado em 11/04/2022 15h54
Sedetur recebe equipe de robótica do Sesi Alagoas
Estudantes estão desenvolvendo um robô especializado em transporte de carga para uma competição internacional. - Foto: Ascom Sedetur

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, André Luiz Gomes, recebeu, na sexta-feira (08), a FTCamb, equipe de robótica do Serviço Social da Indústria de Alagoas (Sesi/AL). Competindo na First Tech Challenge (FTC), campeonato internacional de robótica, os alunos apresentaram seu protótipo de robô especializado em logística de transporte de carga.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, André Luiz Gomes, o empenho dos jovens é fundamental para a construção de uma nação melhor.

"É muito gratificante ver tantos jovens tão comprometidos com o desenvolvimento e a inovação tecnológica. A Sedetur buscará dar todo apoio possível para a equipe. Acredito que a construção de uma nação diferenciada consiste no investimento em ciência, educação, tecnologia e principalmente nos jovens, que são o futuro do país”, destaca.

Durante a apresentação a equipe também mostrou seus trabalhos ligados a pautas sociais e seu compromisso com a inovação tecnológica e a inserção de jovens no mundo da tecnologia. Além disso, foram debatidas as possibilidades de utilização de placas solares no protótipo criado pelos estudantes, através de uma parceria com a Superintendência de Energia e Mineração (Suem), da Sedetur.

De acordo com o técnico da equipe, Matheus Lima, a participação na competição incentiva ainda mais aqueles jovens que estão inseridos no mundo da ciência e da tecnologia.

“A nossa equipe trabalha com tudo do básico e lida com todas as etapas como se fosse um ambiente empresarial. Eles são incentivados a construir o robô e a programar para resolver problemas do cotidiano. O nosso protótipo para essa etapa da competição está sendo construído para resolver problemas logísticos de transporte de carga e esperamos chegar nas finais”, disse.

FTC


A First Tech Challenge (FTC) é uma competição para estudantes de 14 a 18 anos que desafia equipes a projetarem e construírem um robô do zero para cumprir tarefas dentro de uma arena. As equipes podem usar um kit de peças especiais para a construção do robô, onde as peças podem ser reutilizadas todos os anos. O desenvolvimento do robô envolve a projeção, construção e programação. Cada ano é uma temporada diferente, com diversas tarefas.