Ciência e Tecnologia
Criminosos aplicam golpes com TVs baratas para a Copa
Anúncios no Facebook são usados para atrair vítimas brasileiras, alerta Kaspersky

Dica 3. Protocolo de segurança. Geralmente, um site falso não traz o certificado de segurança SSL. Ele garante que os dados são criptografados e não podem ser acessadas por terceiros. É possível verificar essa informação no navegador. Sempre que entrar no site de uma loja, confira se a URL começa com HTTPS ou procure pelo cadeado (no Chrome aparece do lado esquerdo da barra de endereço).
HTTPS e cadeado pode ser indicativo de que o site é verdadeiro (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)
Dica 4. De quem é o site. Você pode ver o registro do site, quando ele foi criado e em nome de qual empresa. Isso pode ser feito de forma gratuita pelo Registro.br (https://registro.br/2/whois) usando uma ferramenta chamada Whois. Vale ficar atento a data em que o site foi registrado. Se for muito recente, pode ser um indicativo de que se trata de um golpe. Também é interessante visualizar o e-mail do responsável – em golpes, geralmente, o domínio é gratuito. Outra dica importante é pesquisar se a loja não faz parte da lista negra do Procon.
Dica 5. Anúncios. Publicidade no Facebook tem sido uma das formas usada pelos criminosos para atrair vítimas. Neste caso, vale a dica de desconfiar do preço. Ficou tentado a comprar o produto? Para tirar dúvida, você pode ir até o site de forma manual, digitando o nome da loja na barra de endereços ou pelo buscador. No site verdadeiro, confirme se o preço está como anunciado. O mesmo pode ser feito se você recebeu um SMS com alguma promoção.
Outro exemplo de fraude de TV com preço tentador; TV da Samsung custa cerca de R$ 1 mil no mercado (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)
No e-mail, fique atento principalmente ao nome do remetente. Confirme se o domínio condiz com o da loja e desconfie se a mensagem tiver erros de português.A regra geral é não digitar informações confidenciais, como dados pessoais e o número de cartão de crédito, e nem pagar o boleto gerado pela loja falsa se suspeitar de alguma irregularidade. Algumas softwares também podem ajudar a prevenir fraudes em compras, como as soluções de Internet Security da Kaspersky, ESET e AVG.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
4Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?