Ciência e Tecnologia

Desenvolvedor cria lista com aplicativos que ninguém deveria instalar

Até o momento, a lista é curta, mas representativa

Por Olhar Digital 27/07/2017 17h57
Desenvolvedor cria lista com aplicativos que ninguém deveria instalar
Reprodução - Foto: Assessoria

O Google Play é a alma do Android. É ele que faz o sistema ser tão especial, com tantos aplicativos interessantes e úteis. Infelizmente, porém, a falta de controle do Google sobre o que os desenvolvedores publicam também abre espaço para que muito lixo seja disponibilizado na loja.

Um desenvolvedor, usuário do Reddit, percebeu a situação e achou que a melhor forma de lidar com o problema seria criando uma “lista da vergonha” para denunciar os aplicativos que adotam práticas negativas. A lista está disponível no site Android Blacklist.

Todos os itens listados no site incluem ao menos uma das características negativas apontadas abaixo:

Anúncios intrusivos: o app usa muita publicidade, tem uma ética incorreta para anúncios ou coloca anúncios onde não devia, como na tela de bloqueio; O aplicativo não faz o que promete ou simplesmente não faz nada; Problemas de privacidade: o app rouba seus contatos, monitora você ou faz alguma coisa que infringe sua privacidade de uma forma que não devia; O aplicativo instala vírus no celular ou funciona como Trojan para permitir a entrada de outros vírus; O aplicativo exige root desnecessariamente para funções que não precisam disso; Permissões questionáveis, como um editor de texto que pede acesso aos seus contatos; Desenvolvedores com histórico suspeito.

Até o momento, a lista é curta, mas representativa. Ela abrange aplicativos bastante conhecidos como o TrueCaller, apontando a prática de coletar todos os seus contatos para funcionar como identificador de chamadas e a suspeita de que a empresa estaria vendendo dados pessoais, e o ES File Explorer, um dos mais populares gerenciadores de arquivos do Android pelos seus anúncios invasivos.