Ciência e Tecnologia

Google desliga ferramenta que atualizava buscas enquanto usuário digitava

Ferramenta foi introduzida em 2010, em uma época em que o paradigma da computação era outro

Por Olhar Digital 26/07/2017 19h59
Google desliga ferramenta que atualizava buscas enquanto usuário digitava
Reprodução - Foto: Assessoria

Um dos recursos mais marcantes do buscador do Google está dando adeus. Trata-se da busca instantânea, a ferramenta que atualiza os resultados da pesquisa em tempo real enquanto o usuário digita os termos procurados.

A ferramenta foi introduzida em 2010, em uma época em que o paradigma da computação era outro; os smartphones ainda não eram tão populares, e os PCs ainda dominavam. Hoje, no entanto, a maioria das buscas acontecem por meio dos celulares, que dependem de outros formatos de interação, completamente diferentes dos computadores pessoais.

“Lançamos o Google Instant em 2010, com o objetivo de oferecer as informações de que os usuários precisavam o mais rápido possível, enquanto eles ainda digitavam as buscas em seus desktops. De lá para cá, muito mais buscas acontecem no mobile, com métodos de inputs e interações completamente diferentes, e com restrições de tela. Com isso em mente, decidimos remover o Google Instant para podermos focar em formas de fazer a busca mais rápida e fluida em todos os dispositivos”, afirmou o Google em comunicado enviado ao site Search Engine Land, que reparou primeiro na mudança.

Com a alteração, o Google continuará sugerindo termos para completar automaticamente as suas pesquisas, mas não mais terá seus resultados atualizados em tempo real enquanto você digita.

De fato, quando você pensa no panorama das buscas hoje, a busca instantânea não faz muito sentido. Tanto nos celulares como nos PCs, boa parte dos usuários digita seus termos de pesquisa diretamente no navegador, sem abrir o site google.com para procurar por um assunto. Assim, o recurso realmente não faz mais sentido nos tempos atuais.